Recebi nesta semana algumas reclamações de ouvintes da Condá FM e também de leitores desta coluna a respeito de uma situação que está gerando transtorno, e não é uma questão isolada, os relatos são de diferentes regiões da cidade, e isso chamou a atenção.
Populares relataram que cães soltos na rua atacam pessoas que passam a pé, de motocicleta ou bicicleta. Um dos relatos envolve a rua Ilhota no bairro Cristo Rei, em Chapecó. Perguntei para a pessoa que enviou a reclamação e a informação que recebi é de que os cães não são de rua, apenas ficam soltos mas pertencem a um morador.
É importante dizer que nem tudo é responsabilidade do poder público, os cidadãos tem suas responsabilidades para uma cidade mais organizada e para a boa convivência e vizinhança. Quem é tutor de animal tem o dever de manter seu animal de estimação bem cuidado e assegurar que não gere transtornos às demais pessoas, ainda mais quando há risco de ataque envolvido.
O Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais – NAPA, faz sua parte na castração para o controle populacional de animais de rua, mas quem possui cachorro, se o mantém solto, precisa garantir que o animal não ataque pessoas que passam pela rua. Recolher animais e levar para abrigos não é uma atribuição do Napa.
Fato é que casos de animais domésticos soltos, que tenham tutores e estejam atacando pessoas é passível de denúncia às autoridades competentes. Os proprietários podem ser responsabilizados. Citei um exemplo, porém outros também foram informados e são semelhantes a esse mencionado acima.
Costumamos cobrar dos outros suas responsabilidades e exigir que façam a sua parte, mas é fundamental observarmos se estamos fazendo primeiramente o que cabe a nós e cumprindo nossos deveres como cidadãos e no respeito aos demais.