Os cuidados com a Dengue devem ser observados permanentemente, e não somente em épocas de extremo calor. O poder público tem sua responsabilidade e a cumpre por meio dos mutirões que são realizados frequentemente em bairros, interior e na área central, porém nós cidadãos também temos a nossa contribuição que é indispensável e fundamental.
No início desta semana foi atualizado o boletim epidemiológico com os números da Dengue em Chapecó, foram registrados 03 novos focos de mosquito Aedes aegypti na última semana, totalizando 663 neste ano. Desde o início de 2022 até o momento foram 6.991 casos positivos da doença, sendo que 14.654 testes foram realizados, 7.626 apresentaram resultado negativo e 37 são os que estão aguardando resultado de testes realizados. Chapecó registrou dez óbitos em função de complicações causadas pela Dengue.
Precisamos cuidar dos arredores de nossa residência, das flores plantadas em vasos nas sacadas de apartamentos e eliminar qualquer recipiente que possa se tornar u depósito de água acumulada que resultará em foco do mosquito transmissor da Dengue. Quando há a visita do agente devidamente identificado e uniformizado da vigilância, precisamos receber o profissional que nos auxiliará com orientações e a verificação nas dependências do local em que moramos.
Entre os principais sintomas da Dengue estão febre alta, dor no corpo e articulações,
dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A Dengue também pode ser assintomática ou apresentar quadro leve. A forma grave apresenta dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômito e sangramento de mucosas.
Alguns dos principais cuidados que precisam ser observados:
Tampar as caixas d’água;
Não deixar água acumulada na laje;
Manter os lixos fechados;
Utilizar areia nos vasos de plantas;
Deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo;
Deixar as lonas esticadas;
Retirar a água dos pneus;
Manter piscinas protegidas.
É claro que esses são os cuidados básicos, muitos outros devem ser observados, e essa responsabilidade é de todos nós.