A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) tem um papel fundamental no processo eleitoral, garantindo a realização do pleito com normalidade e atuando na segurança dos locais de votação. As principais atribuições da PM nas Eleições de 2022 é a preservação da ordem pública, a segurança das pessoas e do patrimônio, por meio de policiamento ostensivo fardado, garantir a segurança da urna, do local de votação, apuração, totalização e divulgação do resultado, durante e após o pleito.
Neste sentido, cerca de cinco mil policiais estarão neste 2º turno em todos os locais de votação do Estado para o trabalho efetivo em relação ao acontecimento das Eleições. O comando-geral da PMSC estará acompanhando da Sala de Situação e também no controle geral das Eleições, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC).
Além disso, a PMSC estará acompanhando as possíveis manifestações após o pleito que poderão acontecer após divulgação do resultado final do mesmo. O Comandante-Geral da corporação, coronel Marcelo Pontes, dá mais detalhes sobre a operação eleitoral:
No sábado (29), a PMSC acompanha o sorteio, por parte do TRE, das urnas que serão auditadas. Além disso, a polícia será responsável pela escolta de todas as demais urnas, antes e depois da votação. Qualquer denúncia poderá ser feita, a qualquer momento, pelo aplicativo PMSC Cidadão ou pelo telefone 190.