Nesta terça-feira (15), a qual é celebrado a Proclamação da República, manifestantes se reúnem em vários estados do Brasil para protestar o processo eleitoral do segundo turno das Eleições de 2022, e também a postura do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em Chapecó, no Oeste Catarinense, os manifestantes se reúnem em frente ao 2º Batalhão de Polícia Militar (2ºBPM), na avenida Getúlio Vargas, no bairro Passo dos Fortes.
O ClicRDC esteve no local conversando com os manifestantes, a qual informaram que vão permanecer por tempo indeterminado, pois até o momento não há uma posição das Forças Armadas e nem do STF. Nesta quarta-feira (16), as manifestações completam duas semanas.
O manifesto se intensificou a partir das 15h a qual foi iniciada uma oração de joelhos em prol do Brasil, de uma forma espontânea, ordeira e pacífica. Na Esplanada e no QG do exército em Brasília, milhares de pessoas se reúnem nesta terça-feira com o mesmo propósito.
Segundo a Jovem Pan, ao menos onze estados registraram manifestações, sendo eles Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Pará, Bahia e Mato Grosso do Sul. Organizado pelas redes sociais, o movimento também ganhou força na internet com diversos registros dos atos. Às 13h40 a #BrasilNasRuas, voltada para o compartilhamento de vídeos dos atos, entrou nos Treding Topics do Twitter como o 6º assunto mais falado no Brasil.
Trajados com as cores da bandeira brasileira, os manifestantes pedem apoio das Forças Armadas. Em Brasília, por exemplo, os grupos exibem cartazes com os dizeres “Supremo é o povo” e “SOS Forças Armadas”.