domingo, novembro 24, 2024
InícioEleições 2022Eleições 2022: Como é a velocidade da apuração em cada região do...

Eleições 2022: Como é a velocidade da apuração em cada região do Brasil

Saiba mais

A contagem dos votos das Eleições no Brasil, historicamente, tem diferenças na velocidade conforme a região do país. Isso se deve muito a infraestrutura de telecomunicações de cada Estado, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o TSE, três fatores podem ocasionar lentidão e explicar a diferença histórica no processamento dos votos das regiões do Brasil:

  • Existência de filas de eleitores que ainda não votaram na seção eleitoral depois das 17h, quando a votação é, em tese, encerrada: “Nesses casos, a norma eleitoral determina que sejam distribuídas senhas e que a votação continue até que a última pessoa na fila vote. Só então é que a urna eletrônica é finalizada, o Boletim de Urna é impresso e a mídia de resultado é retirada para que os dados sejam transmitidos para a Justiça Eleitoral.”
  • Limitações de comunicação e infraestrutura: “Essa é uma situação comum sobretudo em estados das regiões Norte e Nordeste e em partes do Centro-Oeste. A questão envolve a capacidade de processamento do computador disponível na localidade para a transmissão dos dados, bem como a estabilidade e a velocidade da rede de dados local na conexão com a rede privativa da Justiça Eleitoral”, afirmam em nota. De acordo com o TSE, essa dificuldade costuma ser contornada pelo transporte do mesário até um ponto de transmissão da Justiça Eleitoral, o que leva tempo, ou pela utilização de um telefone via satélite em áreas remotas, como aldeamentos indígenas.
  • ‘Fila’ de processamento de dados: Quando os dados são transmitidos ao Centro de Processamento de Dados (CPD) do TSE, entram em uma espécie de “fila”. “Os dados dos estados que lidam com contingências de infraestrutura informacional acabam chegando ao TSE depois dos das regiões Sul e Sudeste, que conseguiram fazer a transmissão mais facilmente. Por isso, ficam aguardando numa “fila” para serem, enfim, processados e totalizados.”

No primeiro turno, Jair Bolsonaro (PL) largou na frente no processo de apuração, e Lula (PT) passou para a dianteira às 19h58, no horário de Brasília. Isso se deu porque os votos das regiões Norte e Nordeste entraram, como de costume, mais lentamente no sistema do TSE, e estas regiões do país deram voto majoritário ao candidato petista.

- Continua após o anúncio -

Com informações do G1

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp