O sistema especial de transporte coletivo urbano em Chapecó, organizado para a EFAPI 2023, poderia ter sido mais efetivo, visando à diminuição do número de carros no trajeto ao parque de exposições. Essa é a avaliação da Auto Viação Chapecó, empresa concessionária, ao divulgar, nesta terça-feira, 10 de outubro, os números dos quatro primeiros dias do evento.
Segundo a empresa, o fluxo de usuários ficou aquém das expectativas, dada a infraestrutura implementada para o evento. Os dados mostram que, do trajeto EFAPI/Centro, de sexta a segunda-feira, 4.013 passageiros foram transportados. Na sexta-feira, foram 805 passageiros; no sábado, 1.408; no domingo, 1.029; e na segunda-feira, 771.
Com base no plano estabelecido em parceria com a prefeitura municipal, que inclui quatro linhas regulares para a Grande EFAPI e uma linha extra, a empresa espera que mais pessoas optem pelo transporte coletivo nos próximos dias da EFAPI 2023. Essa perspectiva é reforçada pelo custo-benefício do transporte coletivo, comparado aos veículos particulares e aos serviços de transporte por aplicativo.
Para auxiliar os usuários, a Central de Atendimento, situada no terminal urbano de Chapecó, opera em horário especial durante a semana, facilitando a emissão e recarga do cartão. Além do horário comercial padrão, das 8h às 17h30, há guichês externos para a confecção do Cartão Passe Cidadão e compra de créditos. O cartão é gratuito na primeira emissão e possui validade indeterminada.
O horário estendido de atendimento, de segunda a sexta-feira, é das 17h30 às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 15h e das 17h às 19h. A Central fica no lado direito do terminal, na descida da Avenida Getúlio Vargas para a Nereu Ramos, em frente à parada 6 da Linha São Pedro.