A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fará, nos próximos dias, um processo seletivo não presencial. O objetivo, segundo a instituição de ensino, é preencher 2.096 vagas em cursos de Graduação, com ingresso no segundo semestre letivo de 2021. As vagas são para 78 cursos nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.
De acordo com a UFSC, o processo seletivo será publicado em edital e usará notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020. O
O número de acertos nos vestibulares da UFSC de 2018, 2018.2, 2019, 2019.2 e 2020 também será um critério de avaliação. As inscrições serão realizadas no período de 16 de julho a 6 de agosto de 2021.
O edital com as regras do processo seletivo deverá ser publicado pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) no dia 12 de julho, junto com o cronograma completo do concurso. A previsão inicial é de que o resultado final seja divulgado até 22 de setembro.
Como participar
A Universidade informou que do total de vagas disponíveis, 1.493 deverão ser preenchidas pelo resultado do Enem e 603 pelas notas dos cinco últimos vestibulares presenciais. No momento da inscrição, o candidato deve optar pela forma de ingresso desejada e também se deseja participar do concurso para concorrer às vagas reservadas à Política de Ações Afirmativas (PAA) da UFSC.
Poderão se inscrever candidatos que tenham concluído ou venham a concluir o ensino médio até a data da matrícula e que tenham participado de ao menos uma das edições do Enem a partir de 2017, com exceção dos que fizeram o exame na condição de “treineiros”. Para os que optarem pela forma de ingresso com as notas do Vestibular, a condição é de que tenham efetivamente realizado as três provas do Vestibular da UFSC nas edições de 2018, 2018.2, 2019, 2019.2 ou 2020.
A exemplo do que ocorreu no processo seletivo anterior, o concurso também estabelecerá critérios como notas mínimas e pontos de corte para que os candidatos tenham avaliadas as notas das disciplinas, no caso do Enem, ou para que tenham corrigidas as redações e as respostas às questões discursivas, para os que optarem pela forma de ingresso com notas do Vestibular. Os critérios, as notas mínimas e os pontos de corte serão fixados no edital.
Agenda
- 16 de julho – Início das Inscrições e do prazo para pagamento / Início do período de solicitação de isenção / Início do período para solicitação de isenção total do pagamento da taxa de inscrição para o Processo Seletivo
- 23 de julho – Fim do prazo de solicitação de isenção
- Até 28 de julho – Resultado das solicitações de isenção
- 29 de julho – Interposição de recursos quanto ao indeferimento da isenção
- Até 2 de agosto – Resposta de recursos quanto ao indeferimento da isenção
- 6 de agosto – Fim do período de Inscrições
- 9 de agosto – Último dia para Pagamento da taxa de inscrição
- 11 de agosto – Confirmação das Informações de Inscrição
- Até 16 de agosto – Correção de Dados da Inscrição
- 26 de agosto – Confirmação de Inscrição Preliminar com Notas
- 1 de setembro – Confirmação de Inscrição Definitiva com Notas
- 13 de setembro – Boletim de Desempenho Individual Preliminar (disponibilização do conjunto total de notas do candidato)
- 22 de setembro – Resultado Final