sexta-feira, janeiro 16, 2026
InícioEDUCAÇÃOUDESC-Oeste se consolida como polo de excelência em pós-graduação com notas elevadas...

UDESC-Oeste se consolida como polo de excelência em pós-graduação com notas elevadas da CAPES

Programas de mestrado e doutorado em Chapecó e Pinhalzinho se destacam na avaliação da CAPES e reforçam a pesquisa aplicada à sociedade

Foto: Diretora Geral da Udesc Oeste | Prof. Edlamar Katia Adamy

A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), por meio da UDESC-Oeste, vem se consolidando como referência em ensino e pesquisa de pós-graduação no Oeste catarinense. A instituição conta atualmente com três programas de pós-graduação na região, que somam cinco cursos entre mestrado e doutorado, todos com avaliação positiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do Ministério da Educação responsável por analisar a qualidade dos programas a cada quatro anos.

Ao todo, a UDESC possui mais de 60 cursos de pós-graduação stricto sensu, entre mestrados e doutorados, distribuídos em suas 13 unidades no estado. Em Chapecó, a UDESC-Oeste oferece os cursos de mestrado e doutorado em Zootecnia, mestrado e doutorado profissional em Enfermagem e, no município de Pinhalzinho, o mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

O principal destaque da avaliação mais recente da CAPES, divulgada no dia 12 de janeiro, foi o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, que evoluiu da nota 4 para a nota 5 — a pontuação máxima para programas profissionais. Com isso, o curso passa a ser reconhecido como de excelência nacional. Atualmente, o Brasil possui apenas sete doutorados profissionais em Enfermagem, sendo um deles ofertado gratuitamente pela UDESC em Chapecó.

- Continua após o anúncio -

Já o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia manteve a nota 4, consolidando-se como um programa acadêmico de qualidade. Ele é voltado a profissionais das áreas de zootecnia, agronomia e medicina veterinária que buscam qualificação para atuar em um setor estratégico da região, fortemente ligada ao agronegócio e com demanda crescente por profissionais altamente capacitados.

Outro avanço significativo foi registrado no mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, em Pinhalzinho, que subiu da nota 3 para a nota 4. O resultado reforça a relevância das pesquisas desenvolvidas na área, especialmente aquelas ligadas à inovação, qualidade e desenvolvimento de novos produtos alimentícios, com retorno direto para a sociedade.

Os programas reúnem professores doutores, muitos com pós-doutorado, que desenvolvem pesquisas aplicadas e alinhadas às necessidades regionais. Na Enfermagem, por se tratar de um programa profissional, os estudos têm relação direta com a prática dos serviços de saúde, resultando em produtos e soluções que qualificam e transformam a atuação da enfermagem e da gestão em saúde.

Na Zootecnia e na Ciência e Tecnologia de Alimentos, além da produção acadêmica, as pesquisas também são aplicadas na prática, especialmente por meio da fazenda experimental da UDESC. No local, são desenvolvidas inovações voltadas à produção de suínos, aves e bovinos, além de tecnologias que agregam valor à cadeia do agronegócio.

A área de alimentos também ganhou reforço com a implantação do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite (NCTI), que concentra pesquisas voltadas à qualificação do leite, seus derivados e ao desenvolvimento de novas tecnologias alimentares.

Outro ponto de destaque é a ampliação da infraestrutura da UDESC-Oeste. Recentemente, foi firmada uma parceria com a empresa húngara Dr. Bata e com a argentina Vetanco, resultando na construção de um novo laboratório para desenvolvimento de produtos voltados principalmente às áreas da produção animal de aves e suínos. O espaço, que será inaugurado nos próximos meses, terá alcance internacional, atendendo demandas do Brasil, das Américas e da Europa.

Além disso, a universidade iniciou neste mês de janeiro a construção de um novo prédio destinado ao Departamento de Enfermagem, localizado no bairro Santo Antônio, junto ao setor administrativo e ao Departamento de Zootecnia. Também está em andamento o processo de execução de um novo prédio administrativo, garantindo melhores condições de conforto, segurança e estrutura para toda a comunidade acadêmica.

Presente em todo o estado de Santa Catarina, a UDESC é uma universidade pública e gratuita. Em Chapecó, a unidade se destaca pelos cursos de graduação em Enfermagem, Zootecnia e Pedagogia, e em Pinhalzinho pelos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, fortalecendo o acesso ao ensino superior e à pós-graduação de qualidade para a população da região.


UDESC Oeste | Universidade gratuita em SC
Formação de qualidade e compromisso com a inovação
Transformando vidas através da Educação
Instagram: udesc.oeste

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp