OUÇA AO VIVO

InícioEDUCAÇÃOPrazo para reaplicação do Enem: 13 a 17 de Novembro

Prazo para reaplicação do Enem: 13 a 17 de Novembro

Essa oportunidade se destina às pessoas que enfrentaram problemas logísticos durante a realização do exame

Agência Gov

O prazo para solicitar a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 será de 13 a 17 de novembro. Essa oportunidade se destina às pessoas que enfrentaram problemas logísticos durante a realização do exame ou foram acometidas por doenças infectocontagiosas, de acordo com o edital. Os candidatos poderão solicitar a reaplicação por meio da Página do Participante e terão a chance de realizar as provas nos dias 12 e 13 de dezembro.

Problemas de Infraestrutura e Logística – Os participantes que foram prejudicados devido a problemas logísticos, como infraestrutura comprometida, falta de energia elétrica no local de prova ou erros na aplicação, poderão solicitar a reaplicação.

Motivos de Saúde – Aqueles que não puderam comparecer ao Enem devido a sintomas de doenças infectocontagiosas listadas no edital também têm o direito à reaplicação. As doenças incluem covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

- Continua após o anúncio -

Documentos Comprobatórios – Os candidatos que buscam a reaplicação devido a doenças infectocontagiosas precisam apresentar documentos comprobatórios, que serão analisados individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já os casos de problemas logísticos serão avaliados com base nas ocorrências registradas.

Fora das Regras – Aqueles que faltaram a qualquer um dos dias de prova por motivos não previstos no edital não têm direito à reaplicação. Nesse caso, o candidato será considerado ausente, e as notas das provas realizadas servirão apenas para avaliação pessoal. É importante observar que as pessoas alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros de sua residência têm garantido o direito à reaplicação.

O Enem como Porta de Entrada para a Educação Superior – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho dos estudantes ao término da educação básica e se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. O Enem é utilizado por instituições públicas e privadas como critério único ou complementar em processos seletivos. Além disso, as notas do Enem são usadas para acessar auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Acesso à Educação Superior em Portugal – Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições de ensino portuguesas com convênio com o Inep. Esses acordos facilitam o acesso de estudantes brasileiros à educação superior em Portugal.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se