Pesquisa irá avaliar atividades da Educação durante a pandemia em Chapecó

Conforme a prefeitura, a pesquisa permitirá saber sobre a posição das famílias sobre a retomada das atividades presenciais

Foto: Secom/Chapecó

Com o objetivo de estabelecer parâmetros para entender com mais clareza a logística e o alcance das atividades não presenciais, a Administração Municipal elaborou um questionário para ser aplicados às famílias, alunos e professores da Rede Municipal de Ensino. Os questionários serão enviados na quinta-feira (25) e deverão ser respondidos até a terça-feira (30). Ele será disponibilizado via on-line, nos grupos de WhatsApp, organizados pela escola e de forma física nas escolas para quem não tem acesso à internet.

Os questionários são constituídos com perguntas objetivas e permitirão que as famílias opinem sobre aspectos que vão, desde: a forma como têm acessado as atividades, se a quantidade é suficiente, o tempo de realização, o grau de complexidade, o impacto na rotina da família, até a importância dessas atividades para o desenvolvimento da aprendizagem.

Para os alunos serão abordadas questões sobre a importância das atividades, se consideram de fácil compreensão, se a quantidade é adequada, se estão conseguindo realizá-las com ou sem ajuda, se ajuda no seu desenvolvimento, entre outras. Já para os professores as questões abordam aspectos relativos à formação continuada, a complexidade e o suporte técnico disponível para a organização das atividades, entre outros.

Ao final dos questionários destinados a família uma questão se reporta ao provável reinício das atividades presenciais. As famílias terão oportunidade de expressar se mandariam seus filhos ou filhas à escola em um provável retorno, que respeitasse todos os protocolos, normas de higienização e distanciamento indicados pela Organização Mundial da Saúde.

Conforme a Administração, a análise desses questionários permitirá dimensionar o impacto dessas atividades no cotidiano das famílias e dos professores, bem como no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Também permitirá saber sobre a posição das famílias frente a retomada das atividades presenciais. Além disso, pretende-se, a partir dessa análise, produzir um panorama de todo o trabalho realizado até o momento e a sua repercussão perante comunidade escolar.