A quarta-feira (18) amanheceu com fila no Centro de Educação Infantil (Ceim) Ciranda da Criança, localizado na rua Paulo Pasqualli, no bairro Efapi, em Chapecó (SC). De acordo com informações apuradas pela reportagem do Grupo Condá de Comunicação, alguns pais permanecem na fila da escola desde a madrugada.
Sandra Antunes é uma das pessoas que permanecem no local. Ela conta que chegou na fila por volta das 2h da madrugada. De acordo com ela, as matrículas iniciam na quinta-feira (19) e finalizam na sexta-feira (20), porém, fichas para garantir a matrícula serão distribuídas a partir das 17h de quarta-feira. “A gente veio ainda hoje para garantir vaga”, conta Sandra.
Ainda conforme apuração do Grupo Condá de Comunicação, muitos estrangeiros estão na fila e há dificuldades na comunicação. Os pais e responsáveis organizaram uma lista, para garantir a ordem no local.
Diogo Lemes da Silva também está no local desde às 3h30 da madrugada. “Eu saí do trabalho e já passei aqui”, conta. “Como a gente sabe da situação, em que a demanda de alunos é maior, muitas vezes, do que a quantidade de vagas disponíveis, a gente tem que se organizar para não correr o risco de ficar sem a vaga”. De acordo com Diogo, os pais não têm a informação de quantas vagas estão disponíveis no local.
Em contato com o ClicRDC, a Prefeitura de Chapecó informou que “o Ciranda da Criança enfrenta situação semelhante todos os anos, em razão da alta demanda”. Ainda de acordo com a Administração Municipal, a organização de eventuais filas é feita pelas gestoras de cada Centro de Educação Infantil, com distribuição de senha quando necessário
“Os gestores dos CEIM´s e os Conselhos Escolares distribuem as senhas de acordo com as vagas disponíveis naquela Unidade – exemplo hipotético, se existem 40 vagas, 40 senhas. No dia seguinte, o da matrícula, os pais são atendidos conforme as senhas distribuídas no dia anterior. Se a demanda for maior que a oferta – o que exceder as 40 vagas – entra em uma lista de espera para um segundo período de matrículas, em fevereiro.”, esclarece a Prefeitura de Chapecó.
Sobre a quantidade de vagas disponíveis, a Administração Municipal esclarece que se houver falta, os pais serão direcionados para os Ceim’s mais próximos. “A experiência da Secretarias de Educação mostra que sempre há vagas. Pode ocorrer que os pais não consigam na Unidade desejada.”, diz a nota enviada pela Prefeitura.