quarta-feira, outubro 29, 2025
InícioEDUCAÇÃONo Dia Nacional do Livro, especialistas destacam poder transformador da leitura na...

No Dia Nacional do Livro, especialistas destacam poder transformador da leitura na formação infantil

Comemorado em 29 de outubro, o Dia Nacional do Livro celebra o papel da leitura na formação humana e reforça a importância de políticas públicas para ampliar o acesso à literatura no país

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Dia Nacional do Livro, celebrado nesta quarta-feira (29), é mais do que uma data simbólica. É um convite à reflexão sobre o impacto da leitura na formação das pessoas, especialmente das crianças. Para o presidente da Biblioteca Nacional (BN), Marco Lucchesi, o contato com os livros desde a infância amplia a imaginação e estimula valores como a empatia e a criatividade.

“Sem dúvida alguma, a infância que começa com esse impacto de leitura acaba lendo o mundo dos livros e lê o livro do mundo. A criança cria dentro dela viagens para outros mundos, possibilidades de liberdade, imaginação e, principalmente, empatia”, destacou Lucchesi,

em entrevista à Agência Brasil.

A data marca também o aniversário da Biblioteca Nacional, que completa 215 anos de história. Fundada em 29 de outubro de 1810, a instituição é considerada um dos maiores acervos da América Latina. “O livro expande a sensibilidade, a imaginação e o espírito. É o que nos orienta para sermos adultos mais generosos e fraternos”, afirmou o presidente da BN.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Entre as iniciativas de incentivo à leitura, a Fundação Biblioteca Nacional mantém a Casa da Leitura, no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. O espaço, criado em 1993, tem como missão formar novos leitores e garantir acesso democrático à literatura, com foco no público infantil e juvenil. Recentemente, a BN também inaugurou uma biblioteca hospitalar no Hospital Universitário Antônio Pedro (UFF), em Niterói, com o objetivo de promover a biblioterapia — o uso do livro como instrumento terapêutico para pacientes, acompanhantes e equipes de saúde.

“Queremos humanizar os espaços e abrandar as esperas, levando o livro para todos os ambientes”

explicou Lucchesi.
- Continua após o anúncio -

Outro projeto previsto para 2026 busca levar bibliotecas a unidades socioeducativas, alcançando adolescentes privados de liberdade.

Para o professor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Godofredo de Oliveira Neto, o livro é essencial para o desenvolvimento cognitivo e humanista das crianças. “O livro não é um capricho, é algo fundamental. Ele potencializa a cognição e conduz a criança para um mundo mais sensível e crítico”, ressaltou.

O presidente da ABL, Merval Pereira, destacou que o Dia Nacional do Livro é um momento de celebrar o poder transformador da leitura.

“Com o livro, as crianças exploram imaginação e habilidades, aprendem sobre diálogo e inclusão, valores cruciais para a vida moderna. Devemos incentivar o acesso aos livros desde os primeiros anos de vida”,

disse.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Neste ano, a data ganha um significado especial: o Rio de Janeiro foi reconhecido pela Unesco como a Capital Mundial do Livro — a primeira cidade de língua portuguesa a receber o título. Para o professor Hubert Alqueres, vice-presidente da Abrelivros e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a distinção reforça o compromisso do país com a leitura.

“A leitura forma o vocabulário, o raciocínio e a sensibilidade. Para quem está passando por momentos difíceis, o livro é, muitas vezes, uma grande companhia”,

destacou.

Além das celebrações, o Dia Nacional do Livro também reforça o debate sobre políticas públicas que ampliem o acesso à leitura e valorizem autores, editores e professores. “É o momento de pensar em como conquistar novos leitores e manter viva a cultura do livro no Brasil”, completou Alqueres, também curador do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do país.

Fonte: Agência Brasil

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp