OUÇA AO VIVO

InícioEDUCAÇÃOMulheres são maioria no Programa de Combate à COVID-19

Mulheres são maioria no Programa de Combate à COVID-19

Elas representam 61% dos bolsistas do Programa de Combate a Epidemias da CAPES


Foto: Agência Brasil

A participação das mulheres na ciência é crescente e notável em diversas áreas. Um exemplo disso é o Programa de Combate a Epidemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nele, 61% dos bolsistas são mulheres, 404 dos 657 beneficiários da iniciativa lançada em 2020.

- Continua após o anúncio -

Ana Carolina Jardim, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), coordena uma equipe multidisciplinar que atua em várias frentes de combate ao novo coronavírus. O seu grupo de trabalho conta com “químicos, farmacêuticos, biólogos, biomédicos, médicos, que estão trabalhando desde a identificação de moléculas com potencial antiviral, até a produção dessas moléculas e validação de suas atividades contra o SARS-CoV-2, vírus que causa a COVID-19”, explica.

Lucymara Fassarella, coordenadora-geral da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), está à frente de um projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que envolve várias instituições de ensino superior e quase 50 pesquisadores. Seu trabalho busca o diagnóstico, prognóstico e tratamento da COVID-19, por meio de informações colhidas nos estados do Nordeste.

- Continua após o anúncio -

A cientista defende que a participação feminina em projetos como esse possa incentivar meninas e mulheres a se interessarem pela área. Ela acredita que para isso é preciso “mostrar que é possível conciliar família, trabalho e ter uma inserção no que você gosta de atuar é fundamental”.

Zena Martins, diretora de Programas e Bolsas no País da CAPES, diz que as mulheres ocupam a cada dia maior e mais expressivo espaço na ciência brasileira: “Muitas pesquisadoras com o apoio da CAPES têm mostrado o impacto e a contribuição de seus trabalhos, a partir  de descobertas, artigos, prêmios e reconhecimento nacional e internacional. Bolsistas têm se destacado com suas pesquisas e à frente de equipes que trazem resultados importantes para a ciência e o país. A CAPES se faz presente em muitas dessas histórias de sucesso, e isso é sinônimo de grande satisfação para todas nós”.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se