Ideb de Santa Catarina registra avanço no Ensino Médio e queda nos anos finais do Fundamental

Confira

Foto: Mauricio Vieira / Secom

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, realizado em Santa Catarina, apontam que o desempenho entre os alunos do Ensino Médio melhorou. As informações foram divulgadas na terça-feira (15). Conforme apontam os resultados, o índice dos primeiros anos do Ensino Fundamental manteve-se estável, enquanto a média para os anos finais do mesmo período caiu. 

O desempenho de Santa Catarina no Ensino Médio era de 4,1 em 2017 e subiu para 4,2 em 2019. Conforme o Governo do Estado, este é o melhor índice em oito anos nesta faixa etária e está dentro da média nacional. De acordo com a Secretaria do Estado de Educação, o Ensino Médio é o maior desafio neste momento. 

O desempenho entre os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental alcançou índice de 6,5 – mesma média registrada nos últimos dois anos. O resultado também está acima da média nacional,  de 5,9. Além disso, superou a meta de desempenho 6,3, estipulada pelo INEP para 2019 com base no desempenho histórico de Santa Catarina no Ideb.

Porém, houve uma redução nos anos finais do Ensino fundamental – de 5,2 para 5,1 no desempenho dos alunos de Santa Catarina. O índice, porém, permanece acima da média nacional, de 4,9. A Secretaria da Educação informou que apenas sete estados conseguiram atingir a meta para o Ideb de 2019 e nenhum chegou a 6, índice estipulado como meta para Santa Catarina pelo INEP.

O Ideb

Realizado a cada dois anos, o Ideb é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), para o medir o desempenho do sistema educacional brasileiro. O índice calculado pelo INEP varia de 0 a 10 e considera as taxas de aprovação dos alunos com o resultado dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).