Nesta terça-feira (22), o governo de Santa Catarina divulgou que os professores da rede estadual com formação de nível médio receberão o salário com reajuste na folha de janeiro. Os profissionais que pertencem a menor faixa de remuneração da categoria passam a receber R$ 2.557,74.
O salário foi ajustado ao piso da categoria determinado pelo Ministério da Educação.
Em 2018, esse grupo de profissionais já havia recebido um reajuste de 5%. Com a nova mudança, o aumento acumulado passa a ser de 6,7% em relação ao salário do início do ano passado. O benefício contempla 423 servidores ativos e 7.927 professores aposentados.
Segundo a Secretaria de Estado de Administração, os professores com formação superior e pós-graduação já haviam recebido um reajuste de 10% em 2018, por isso não são afetados pelo novo valor.
A diferença entre os percentuais de reajuste entre os professores com diferentes níveis de habilitação se dá por conta do processo de descompactação da tabela salarial, explica a Secretaria.
O valor do piso é reajustado anualmente a partir de janeiro e segue as regras da Lei Federal nº 11.738/2008, que criou o Piso do Magistério.
*Informações Diário Catarinense