Nesta sexta-feira (14), o Ministério da Fazenda autorizou as instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central (BC) começarem a renegociação de dívidas da Faixa 2, a partir de segunda-feira (17), pelo Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes, o Desenrola Brasil.
Por meio deste programa, o governo vai beneficiar 70 milhões de brasileiros que possuem dívidas. O Presidente Lula afirmou que a ideia é reconquistar a dignidade dos brasileiros para que ninguém fique com o nome sujo. As dívidas poderão ser parceladas em 12 prestações e o nome do cidadão será retirado automaticamente dos cadastros de devedores. A ideia é que com essa medida, milhares de pessoas voltem a ter acesso ao crédito.
As dívidas poderão ser quitadas por meio de canais indicados pelos agentes financeiros. De acordo com informações da Agência Brasil, a população que será atendida precisa ter renda mensal de dois salários mínimos (R$2.640) a R$ 20 mil e ter dívida inscrita em até 31 de dezembro de 2022 como inadimplente.
Confira a nota oficial publicada no Diário Oficial da União.