Prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda inicia na segunda-feira

Empresas e bancos têm até sexta-feira (28) para enviar comprovantes

Foto: Agência Brasil

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2020 inicia na segunda-feira (2). As empresas e as instituições financeiras têm até sexta-feira (28) para enviar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes a 2019. 

O dia final da entrega da declaração está marcado para 30 de abril. Caso o contribuinte perca o prazo determinado, ele pode ser multado. A Receita Federal permite que uma versão preliminar da declaração seja enviada, e depois, retificada caso haja algum erro. 

Os documentos fornecidos devem informar os valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior, além de detalhar os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte. Contribuições para a Previdência Complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo devem constar nos papéis. 

Comprovantes podem ser mandados por e-mail, serem baixados na internet ou divulgados em aplicativos para dispositivos móveis. Os documentos de rendimento servem para a Receita Federal cruzar informações e verificar se o contribuinte preenche dados errados ou sonegou imposto.

Caso o contribuinte não receba os informes no prazo, deve procurar o setor de recursos humanos da empresa ou o gerente da instituição financeira. Se o atraso persistir, a Receita Federal pode ser acionada. Em caso de erros ou de divergência de dados, é necessário pedir um novo documento corrigido.