
A petroleira britânica BP Energy anunciou nesta segunda-feira (4) a maior descoberta de petróleo da companhia nos últimos 25 anos. O novo reservatório foi identificado no bloco Bumerangue, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, a 404 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, a uma profundidade de 5.855 metros.
A perfuração revelou uma extensa coluna de hidrocarbonetos em um reservatório de alta qualidade, com área superior a 300 quilômetros quadrados – equivalente à cidade de Fortaleza (CE). A empresa destacou que os primeiros dados indicam a presença de altos níveis de dióxido de carbono (CO₂), o que exigirá novas análises para caracterizar melhor o potencial da área.
“Estamos entusiasmados em anunciar esta descoberta significativa em Bumerangue, a maior da BP em 25 anos”, afirmou Gordon Birrell, vice-presidente executivo da companhia. A BP já sinalizou interesse em criar um hub de produção no Brasil, reforçando sua presença no setor de energia nacional.
A petroleira detém 100% de participação no bloco, adquirido em leilão da Agência Nacional do Petróleo (ANP) em dezembro de 2022. Pelo contrato de partilha com o governo brasileiro, a BP deverá repassar 5,9% do óleo excedente à União, por meio da estatal PPSA.
A BP também participa da exploração de outros oito blocos marítimos no Brasil e planeja iniciar nova campanha em 2026 no bloco Tupinambá, também no pré-sal da Bacia de Santos. Além da exploração de petróleo e gás, a companhia atua no fornecimento de energia renovável, biocombustíveis e energia solar, e tem participação na maior termelétrica a gás da América Latina, no Porto do Açu (RJ).
Fonte: Agência Brasil