Lista de contemplados com Auxílio Emergencial possui nomes de empresários de Chapecó

Os nomes dos beneficiários são divulgados pelo Portal Transparência do Governo; Uma lista com os contemplados circula pelas redes sociais

Foto: ClicRDC

Uma lista com nomes de beneficiários do Auxílio Emergencial de Chapecó circula pela internet, nesta quinta-feira (11). O benefício, que serve para auxiliar brasileiros em período de pandemia, no valor de 600 reais e 1200 para mães chefes de família, foi liberado pelo Governo Federal e pago pela Caixa Econômica Federal. Na lista que é amplamente divulgada em grupos de Whatsapp, há nomes de empresários chapecoenses. A lista dos beneficiários esta disponível no Portal Transparência do Governo Federal

Os principais questionamentos das pessoas nas redes sociais é se esses beneficiários, realmente precisariam do valor. A lista que circula na internet possui 1212 páginas, em que consta o nome da cidade, o nome do beneficiário e o valor recebido.

Divulgação dos dados

O Portal da Transparência do Governo Federal, mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU), resolveu disponibiliza a lista de beneficiários do Auxílio Emergencial com os respectivos pagamentos das parcelas. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Ministério da Cidadania, órgão responsável pela gestão e base de dados do programa assistencial, instituído em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os novos dados estão apresentados na consulta “Benefícios ao Cidadão”.

CGU fez um vídeo que mostra o passo a passo de como o cidadão pode acessar as informações:


Auxílio Emergencial

Auxílio Emergencial é um benefício financeiro pago pelo Governo Federal para garantir uma renda mínima aos brasileiros em situação de vulnerabilidade social, durante o período de emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (Covid-19), previsto na Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020.