
Santa Catarina encerrou 2025 com crescimento de 3,2% na produção industrial, resultado mais de cinco vezes superior à média nacional, que ficou em 0,6% no mesmo período. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e reforçam o avanço da economia catarinense no cenário nacional.
Com o desempenho, o estado conquistou a terceira colocação no ranking brasileiro de crescimento industrial em 2025. Santa Catarina ficou atrás apenas do Espírito Santo, com 11,6%, e do Rio de Janeiro, com 5,1%, ambos impulsionados pela indústria extrativa de petróleo e gás.
O resultado também colocou o estado à frente de vizinhos da região Sul, como Paraná, que registrou crescimento de 0,3%, e Rio Grande do Sul, com 2,4%, além de superar estados como São Paulo, que teve retração de 2,2%, e Minas Gerais, com alta de 1,3%.
O crescimento catarinense foi impulsionado principalmente pela indústria da transformação, com destaque para a indústria pesada. Entre os setores com maior avanço estão a fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, com alta de 10,8%, fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com 7,2%, e fabricação de máquinas e equipamentos, com crescimento de 6,3%.
Segmentos tradicionais também registraram desempenho positivo, como a fabricação de produtos alimentícios, com crescimento de 5,9%, e a produção de minerais não metálicos, com 5,1%. Também houve avanço na fabricação de produtos químicos (3,4%), produtos têxteis (3%) e celulose e papel (2,1%).
Por outro lado, alguns setores registraram retração ao longo do ano, como metalurgia (-1%), fabricação de móveis (-2,9%), veículos (-3,6%) e produtos de madeira (-4,5%).







