O Ministério da Educação (MEC) divulgou um balanço positivo para o Desenrola Fies, programa de renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Nos primeiros dois meses do programa, foram contabilizadas mais de 164 mil renegociações, totalizando R$ 7,6 bilhões em acordos. Destes, já foram destinados R$ 338 milhões aos cofres públicos.
O Desenrola Fies foi implementado pelo governo federal com o objetivo de oferecer condições atrativas para a renegociação de dívidas relacionadas a contratos celebrados até 2017. A iniciativa visa auxiliar aqueles em fase de pagamento e com inadimplência registrada até 30 de junho de 2023. Os descontos oferecidos no programa variam entre 77%, 92% e 99%, enquanto o abatimento dos juros pode alcançar 100%.
O MEC destaca que a renegociação, ou a simulação da mesma, pode ser realizada através do banco com o qual o contrato foi assinado, no caso, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Todo o processo pode ser conduzido de forma virtual, através dos aplicativos dessas instituições.
Com o intuito de beneficiar 1,2 milhão de pessoas com dificuldades financeiras para quitar seus débitos, o programa tem sido bem recebido pelos beneficiários do Fies. O prazo para solicitar a renegociação se estende até 31 de maio de 2024, proporcionando uma oportunidade para aqueles que desejam regularizar sua situação financeira relacionada ao financiamento estudantil.