OUÇA AO VIVO

InícioECONOMIAComércio de Chapecó registra menor crescimento entre os setores nos empregos, aponta...

Comércio de Chapecó registra menor crescimento entre os setores nos empregos, aponta pesquisa

Entretanto, a expectativa é que o setor registre crescimento nos empregos durante os próximos meses

Foto: Reprodução/ClicRDC

O comércio de Chapecó encerrou o mês de maio com o menor crescimento percentual nos empregos entre os setores. Os dados que apontam a situação foram coletados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia pela área de pesquisa do Sindicato do Comércio (Sicom Pesquisas). 

No período, de acordo com os dados, houveram  1.063 admissões e 1.014 desligamentos, resultando um saldo positivo de 49 novos empregos. Com isso, o comércio chapecoense alcançou a marca de 20.309 empregos formais, o que representa um crescimento de 0,24%.

Mesmo com o saldo positivo no número de empregos, o comércio de Chapecó teve durante o mês de maio o menor crescimento percentual se comparado aos outros setores – como a construção civil, que apresentou a maior variação percentual, com crescimento de 1,83% e saldo positivo de 126 vagas. 

- Continua após o anúncio -

Já o setor de serviços ficou em segundo, com o saldo de 360 novos empregos formados e crescimento de 1,12%. A terceira maior variação percentual foi da agropecuária, e mesmo tendo o menor saldo, de cinco novos postos, registrou aumento de 0,50% no número de empregos. Em sequência a indústria aparece em quarto, com superávit de 85 novas vagas, o que significou variação de 0,28%.

O analista de Pesquisa e Estatística do Sicom Pesquisas, Douglas Júnior Pires da Silva, analisa que a chegada do frio e o avanço nas vacinações no município podem ser boas notícias para o comércio. 

“Primeiramente, a confiança da população pode melhorar na medida em que as idades permitidas para vacinar diminuem, e o Índice de Confiança do Consumidor chapecoense de julho aponta isso, com aumento de 22,81%.” 

Ele explica ainda que “a chegada do inverno também pode gerar maior busca por roupas mais quentes nas lojas, assim como a volta às aulas presenciais”. Com isso, a expectativa é que o número de empregos no comércio aumente.

De acordo com o levantamento, Chapecó apresentou em maio saldo positivo no número de empregos, com a geração de 625 empregos, com o total de 4.488 admissões e 3.863 demissões. Com esse saldo, o município registrou o número de 90.800 empregos formais, com aumento de 0,69% em relação a abril. 

Região do Sicom

Com relação aos municípios de abrangência do Sicom, o mês de maio proporcionou crescimento de 0,72% no número de empregos formais. Com o total de 6.520 admissões e 5.548 demissões, gerou o saldo positivo de 972 novas vagas, chegando à marca de 135.678 empregos na região dos 25 municípios. Os principais saldos de novos empregos na região de abrangência, além de Chapecó, foram em Xaxim, com 106 novas vagas, São Carlos com 64 e Cordilheira Alta com 42.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se