Simplificar a vida dos cidadãos chapecoenses e ampliar a eficiência dos serviços. Com esses objetivos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) e a Prefeitura Municipal assinaram, nesta semana, um acordo de cooperação técnica para descentralizar as atividades, especialmente nas áreas de controle de crédito com emissão de certidões e declarações negativas. A iniciativa beneficiará moradores da região urbana mais populosa de Chapecó.
O acordo foi firmado pelo prefeito João Rodrigues e pelo empresário Clóvis Afonso Spohr na sede da Administração Municipal em presença de diretores das duas instituições. Para o cumprimento do acordo pactuado, a CDL Chapecó instalará, até a segunda quinzena de julho, uma unidade de atendimento junto à Superintendência da Prefeitura do bairro Efapi, localizada na Rua Garça, 226-D, Loteamento Campinas 2, onde funcionará de segunda à sexta-feira no horário das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Os principais serviços prestados consistirão de emissão de certidões negativas e declarações negativas e positivas de crédito junto ao SPC e Serasa, além de informações e orientações gerais para regularização da situação de consumidores em geral.
As obrigações do Município consistem em determinar o horário de funcionamento, fornecer toda a estrutura física, rede de dados, internet, telefone, material de expediente, móveis e recursos humanos necessários, além de equipamentos de informática. À CDL Chapecó caberá fornecer equipamentos específicos, treinar os servidores, repassar orientações e auxiliar no suporte técnico.
De parte da Administração Municipal, a medida se alinha dentro das metas do Simplifica Chapecó, criado em parceria com o Sebrae/SC, que busca agilizar os processos burocráticos, reduzir o tempo médio e fortalecer os pequenos negócios locais. O acordo terá vigência até 31 de dezembro de 2024.