Caixa começa a pagar saque-aniversário do FGTS para nascidos em março e abril

O benefício é disponibilizado para os brasileiros que aderiram a essa modalidade de retirada até o último dia do mês de seus aniversários

Informações Extra

IMAGEM ILUSTRATIVA – Foto: Cristiano Estrela/Secom Governo

Brasileiros nascidos em março e abril começam a receber o pagamento do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida é para os que aderiram a essa modalidade de retirada até o último dia do mês de seus aniversários. Os pagamentos, realizados pela Caixa, já estão disponíveis nesta segunda-feira (4). Caso o valor não seja sacado retorna para as contas do FGTS.

Conforma a Caixa, os valores ficam disponíveis para saque até o último dia útil do segundo mês subsequente ao da aquisição do direito de saque. Por exemplo: se a data de aniversário for dia 10 de setembro, o trabalhador terá de 01 de setembro a 30 de novembro para efetuar o saque. Caso o trabalhador não saque o recurso até essa data, ele volta automaticamente para a sua conta no FGTS.



Opção pelo Saque-Aniversário

Desde outubro de 2019, o trabalhador com conta do FGTS, ativa ou inativa, pode eleger uma das sistemáticas de saque do FGTS:

  • Saque-Aniversário – permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês de aniversário. No caso de rescisão de contrato sem justa causa o trabalhador poderá sacar o valor referente à multa rescisória.
  • Saque-Rescisão – é a sistemática atual, na qual o trabalhador, quando demitido sem um justo motivo, tem o direito ao saque integral de sua conta FGTS, incluindo a multa rescisória.

A opção pode ser realizada no APP FGTS, no site fgts.caixa.gov.br, no Internet Banking CAIXA ou nas Agências. A migração para a modalidade Saque-Aniversário não é obrigatória. Quem não fizer a adesão, permanecerá na regra do Saque-Rescisão.

Os trabalhadores que optarem pelo Saque-Aniversário até o último dia do mês de seu aniversário poderão receber o valor no mesmo ano de opção.