O Programa Novos Caminhos passa a contar com quatro grandes apoiadores nacionais: Banco do Brasil, Petrobrás, Eletrobrás e Vale. A solenidade de assinatura do acordo de Cooperação Técnica com estas empresas será realizada nesta terça-feira (05), às 14h, no Conselho Nacional de Justiça, em Brasília.
O desembargador Francisco Oliveira Neto, presidente do TJSC, e o juiz de Direito Giancarlo Bremer Nones, representante da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), estarão presentes no evento. A coordenadora da CEIJ, desembargadora Rosane Portella Wolf, destaca a importância desse momento para milhares de jovens em todo o país.
O presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, ressalta o investimento em políticas públicas judiciárias para a área da Infância e Juventude, incluindo a nacionalização do Programa Novos Caminhos.
Além da assinatura do acordo, será lançado o hotsite do Programa Novos Caminhos no Portal do CNJ. O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube, ampliando o alcance e a divulgação da iniciativa.
Quatro Eixos para Transformação
O Programa Novos Caminhos, idealizado pelo TJSC em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação da Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIES), tem como objetivo atender crianças e adolescentes em situação de acolhimento.
Com a oferta de serviços de educação, saúde e articulação para empregabilidade, o Novos Caminhos prepara jovens residentes ou egressos de instituições de acolhimento para a vida adulta. Dividido em quatro eixos – educação básica e profissional, ações de vida saudável, empregabilidade e parcerias -, o programa visa estimular a cidadania e a autonomia financeira.
Santa Catarina conta com o apoio de diversas entidades no desenvolvimento do Programa Novos Caminhos, incluindo AMC, Fiesc, OAB/SC, MPSC, Fecomércio, Associação Catarinense de Medicina, Fesag, Faesc, CIEE/SC e Sesc/Fecomércio, demonstrando o engajamento e a união de esforços em prol de uma causa social tão relevante.