Informações: Agência Brasil
O Banco do Brasil (BB), anunciou na segunda-feira (11), dois programas de desligamento incentivado, que devem ter adesão de até 5 mil funcionários. O BB também afirmou que irá fechar 361 agências e fomentar o atendimento por meio digital. A expectativa do banco é de economia de R$ 2,7 bilhões até 2025;
Segundo a instituição, o Programa de Adequação de Quadros (PAQ) visa ajustar a força de trabalho do banco, para mudar empregados de setores com excesso de pessoal para outros com vagas disponíveis. Os empregados poderão fazer movimentações laterais e também optar pelo desligamento. O Programa de Desligamento Extraordinário (PDE) abrange todos os funcionários que atenderem aos pré-requisitos.
Conforme o banco, as ações “visam otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos nas unidades do banco, contribuindo para a redução de despesas e para a melhoria da eficiência operacional”.
A economia líquida anual estimada com as ações de reduções de custos implementadas pelo banco é de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025. No valor não estão adicionados os recursos economizados com os planos de desligamento, que serão divulgados após o encerramento dos períodos de adesão previsto para 5 de fevereiro.
Fechamento de unidades
O Banco do Brasil anunciou, ainda, que deve fechar unidades em 361 municípios – 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento. Entretanto, segundo o Banco, apesar do fechamentos, a instituição continuará presente com unidades próprias em 221 municípios, e com correspondentes bancários Mais BB nos demais.
Conforme o banco, com o novo modelo, 1,3 milhão de clientes passarão a contar com um gerente de relacionamento exclusivo para interação digital por meio do canal Fale.Com.
A interação digital do banco foi ampliada especialmente no último ano. O aplicativo do banco atingiu 4,7 milhões de usuários, crescimento 273% maior do que o período anterior à pandemia. Ao mesmo tempo, o atendimento pelo WhatsApp chegou a quase 600 mil atendimentos por dia.
O BB tomou outras medidas para reduzir custos como a devolução e venda de prédios corporativos, otimização de espaços físicos, medidas de eficiência energética e novo plano de cargos e salários. A expectativa é redução de R$ 3,3 bilhões em redução de despesas até 2025.