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ACIC divulga dez medidas de apoio às empresas e à comunidade

Foto: Arquivo/ClicRDC

Informações MB Comunicação

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 A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) se reuniu nesta semana e definiu medidas de apoio às empresas associadas no enfrentamento à crise provocada pelo Coronavírus. O presidente Nelson Eiji Akimoto ressalta a importância de respeitar as determinações do Governo do Estado e da Prefeitura de Chapecó para zelar pela saúde da comunidade, mas também enfatiza que a entidade não pode ficar alheia às dificuldades que estão surgindo. “Definidos dez medidas para informar os empresários e contribuir neste momento para que continuem suas atividades”. Confira:

1 – Postergar a mensalidade dos associados que solicitarem por até três meses, sendo prorrogável por mais três meses.

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2 – Lançar uma campanha de arrecadação de recursos para compra de respiradores para a UTI do Hospital Regional do Oeste (HRO).

3 – Criar o programa Plantão Jurídico que disponibilizará atendimento gratuito aos associados para esclarecimento de dúvidas.

4 – Criar o Fundo Garantidor ACIC/GaranteOeste/Sicoob MaxiCrédito para disponibilizar empréstimos com um montante de R$ 2,4 milhões. Cada micro e pequena empresa associada poderá, de acordo com aprovação do seu plano de negócio, financiar até R$ 50 mil.

5 – Instituir o programa Dúvidas Tecnológicas, um canal para esclarecer dúvidas relacionadas a tecnologias.

6 – Disponibilizar, no site da ACIC, um portal com recomendações sobre legislação trabalhista e jurídica e informações nas áreas tecnológica, financeira, tributária, de saúde e bem-estar, entre outras.

7 – Promover a campanha Pequenas Ações e Grandes Atitudes. O objetivo é antecipar pagamentos como jardinagem, corte de cabelo, manicure e academia para fazer a economia girar.

8 – A ACIC participa do Comitê da Ordem Pública, criado na semana passada e composto pela Prefeitura, autoridades de segurança e líderes de entidades empresariais para monitorar a atual situação e propor ações.

9 – Desenvolver ações junto aos governos municipal, estadual e federal relacionadas a negociações de tributos, redução de impostos e outros benefícios para as empresas.

10 – Criar projeto de mentoria, junto à Diretoria de Núcleos Empresariais, para apoiar micro e pequenas empresa

 Fundo Garantidor ACIC/GaranteOeste/Sicoob MaxiCrédito

Uma das ações é a criação do Fundo Garantidor ACIC/GaranteOeste/Sicoob MaxiCrédito, por meio do qual serão disponibilizados recursos financeiros aos associados. O diretor de Relações com Instituições de Crédito da ACIC, Sergio Perondi, explica que é uma linha de crédito para micro e pequenas empresas associadas à entidade. “Nossa preocupação é adotar medidas emergenciais com o objetivo de tranquilizar e dar um equilíbrio aos empresários, pois muitos não sabem quando e como retornarão às atividades em função da crise provocada pelo Coronavírus. Queremos encorajar e possibilitar iniciativas de retorno ao trabalho após essa tempestade”.

Para o funcionamento do fundo, a ACIC firmou parcerias com a GaranteOeste e com o Sicoob MaxiCrédito. A ACIC fez um aporte para a criação do fundo, com contrapartida do Sicoob MaxiCrédito que, juntos, totalizam um limite rotativo de R$ 2,4 milhões. O Fundo o tem a ACIC com a iniciativa de aporte, a Garante Oeste com a gestão da concessão das cartas de garantias e o Sicoob como instituição financeira e contrapartida no aporte. Cada micro e pequena empresa poderá, de acordo com o seu plano de negócios, financiar até R$ 50 mil com flexibilidade de prazos de carência.

Nos próximos dias o Fundo estará disponível e a ACIC informará os associados sobre os procedimentos para a adesão.

Assessoria Jurídica e Tecnológica

A ACIC disponibilizará um serviço de assessoria jurídica. O programa Plantão Jurídico fará atendimento sem custos aos associados por meio de um canal no site da ACIC, editando boletins informativos e vídeos. Também haverá atendimento por WhatsApp. Os contatos podem ser feitos com os assessores jurídicos da ACIC: Jonas Piccoli (49 9 9967-4040) e Márcia Bonamigo (49 9 9923-5251).

Outra iniciativa é a criação do programa Dúvidas Tecnológicas, um canal pelo qual as empresas podem esclarecer ações relacionadas à tecnologia, como ferramentas, gestão, vendas on-line e teletrabalho. O Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da ACIC contribuirá nesse processo. Dúvidas serão esclarecidas com o diretor de Tecnologia e Inovação, Sidimar Carniel (49 9 9999-2822) e com o coordenador do NTIC, Adelmir Mucelin (49 9 8820-2556).

Também será postergada a cobrança das mensalidades dos associados que tenham dificuldades financeiras.

No site da entidade os associados podem encontrar informações nas áreas trabalhista, tecnológica, financeira, tributária, de saúde e bem-estar, entre outras. Acesse https://acichapeco.com.br/contra-coronavirus.

Atuação na comunidade

A ACIC também manterá sua tradicional atuação na comunidade e no engajamento com os poderes públicos. A intenção é reforçar o contato com representantes dos Poderes Executivo e Legislativo. O diretor de Relações Governamentais, Sergio Migliorini, mantém contato com os deputados de Santa Catarina e frisa que o Congresso Nacional está com atendimento home office. Ele salienta a importância de mandar as demandas que estão surgindo diretamente aos deputados e senadores.

Doações para o HRO

Outra ação é a promoção de uma campanha de arrecadação e doações para o Hospital Regional do Oeste (HRO). De acordo com Akimoto, o objetivo é envolver a diretoria da entidade, Conselhos Deliberativo e Consultivo, associados e comunidade para adquirir respiradores para a UTI do HRO. “Sabemos que o momento é difícil. Todos estão em crise, mas alguns podem colaborar mais que outros. Contamos com a solidariedade de todos”, enfatiza.

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