Atividade organizada por meio da Fundação Cultural, realiza Exposição Salão de Artes Visuais, Neocy Fin, na Galeria de Arte no Centro de Eventos em Chapecó. A exposição conta com 20 obras expostas. O evento está aberto para visitação de forma gratuita, até o dia 07 de julho de 2023, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h. Além de colaborar com o cenário das artes visuais locais e artes contemporâneas, oferece premiação aos artistas que cumprirem a proposta do edital.
A fotoperformance ‘Sai do sol, vai ficar preta’ foi retratada pela artista, Alessandra Favretto. A obra é uma crítica ao racismo.
“É uma alegria imensa estar ao lado de artistas que acompanho e admiro. O que mais me encanta no conjunto final é a forma que cada pessoa interpreta esse trabalho. Do mesmo modo, como as 20 obras juntas se ressignificam com as percepções do público. Para a arte cumprir o seu papel, de interação, valorização histórica e cultural, precisamos dessa interação. Por isso, reforço o convite para que visitem a exposição e prestigiem artista locais”, conclui a artista.
A jornalista e fotógrafa, Angélica Lüersen, também expositora no evento, reafirma a importância do edital e de políticas públicas para a cultura.
“As diferentes linguagens e manifestações propõem um olhar ampliado sobre os modos de sentir e significar de cada um. Na linguagem que melhor me expresso, que é a fotografia, busquei esse recorte da mão segurando o copo. A mão com as marcas profundas e tão simbólicas do trabalho artesanal e do campo”, conclui a expositora.
Artistas expositores:
Rafazildo – Janaína Corá – Juliana Povala – Giovana Tartas – Angélica Lüersen – Ana Orlandin – Gerson Witte – Mari Baldissera – Sonia Loren – Maycon – Karay Yapua – Xico Bracht – Márcia Moreno – Guilherme Liberali – Bruna Arruda – Ale Gnovatto – Ale Favretto – Renan Picoli -Adriana Satiskuna – Aline Stochi