A pandemia de Covid-19 traz para os chapecoenses recordações mais doloridas em comparação a outras regiões do Brasil e do mundo. O município foi o primeiro da região Sul a experimentar a segunda onda de contaminação com o vírus, que foi o mais letal, graças a força da variante Gama.
O que aconteceu em Chapecó foi o prenúncio do que se viveria no resto do país durante o outono de 2021. E um ponto de vista crítico sobre o que vivemos, as vésperas de novas eleições gerais, é fundamental para poder refletir sobre o passado, a fim de não cometer os mesmos erros no presente e no futuro.
Por isso, o documentário “Chapecó em Colapso”, realizado pelo jornalista Fernando Bortoluzzi de forma totalmente solo, terá exibição pública e gratuita organizada pelo Cineclube Helena na próxima terça-feira (02), às 19h, no Salão Nobre da Unochapecó. O produto é o Trabalho de Conclusão da graduação em jornalismo pela universidade, produzido durante todo o ano de 2021 e orientado pela professora Angélica Luersen.
Haverá um debate posterior à mostra do documentário, com a presença confirmada do jornalista Marcelo Lula, colaborador da Condá FM e um dos entrevistados na produção; e do professor do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cláudio Claudino.
O filme foi considerado o melhor documentário de Santa Catarina entre as produções do tipo no âmbito universitário, durante o Intercom Sul, principal evento dos cursos de comunicação da região, realizado em junho na cidade de Balneário Camboriú.