
Após 2.500 dias de trabalho, uma razoável paralisação das gravações devido à pandemia e, por consequência disso, certa demora na captação total de recursos, “está chegando o dia de levar ao público uma das maiores obras, contendo emocionantes histórias do cinema independente do país”. É o que anuncia o gaúcho Osnei de Lima, diretor e roteirista cinematográfico. “Tivemos um período onde empresários carregavam alguma incerteza do futuro, contudo, depois de uma trégua consciente e aceitável devido à COVID, os investimentos culturais foram surpreendentes”, completa.
Em 26 de novembro de 2018, em frente ao Centro Cultural 25 de julho, em Erechim–RS, Osnei de Lima encontra um casal descendente de judeus, Rosa Charchat e Izaquiel Charchat, ambos de famílias oriundas do leste Europeu. Daquela conversa, nascia “BARÃO HIRSCH – O JUDEUS DE QUATRO IRMÃOS”, título já incrementado, atendendo sugestão de Jacó Lavinsky.
Elenco e gravações
O elenco é formado por grandes estrelas da teledramaturgia brasileira, como Humberto Martins, Bel Kutner, Giuseppe Oristânio, Narjara Turetta, Marcos Wainberg, Daniela Albuquerque, Grande Otelo Filho, Romeo D’Angelo, Pedro Pauleey, Aline Muller, Carlos Bonow entre outros. A narrativa da obra é feita por Carlos Seidler, uma das mais lindas e impactantes vozes do cinema brasileiro.
Produzido inteiramente sem recursos públicos, a obra teve como primeiro patrocinador o empresário Milton Melnick. Após, surgiram vários patrocinadores, os quais ajudaram na realização do projeto. “Foram dias de dificuldade e até vontade de desistir”, relata Osnei, que escreveu, produziu e dirigiu a obra desde a sua concepção. “Contudo, nunca desisti e, em quatro meses, será mais um sonho que irá a público”.
No filme, participaram mais de 300 pessoas entre elenco, produção, figuração e assistentes. As cenas foram gravadas nos municípios gaúchos de Quatro Irmãos, Erechim, Gaurama, Porto Alegre, Jacutinga, Marcelino Ramos e Paulo Bento. E, solo barriga-verde, colhidas imagens em Xanxerê, Chapecó, Piratuba e Anchieta, além de gravações feitas em SP e RJ.
Haverá ampla campanha de lançamento, onde será anunciada a primeira exibição do longa. Dados do diretor e roteirista, OSNEI DE LIMA: Reg. Profissional 8164/APTC-RS, Produtor Cultural RS – Registrado na ANCINE, Membro da Academia Brasileira de Cinema.
* Por Julmir Cecon, jorn. PVSC0066, Esp. Com., em Gestão de Coop., em Adm. Rural, escritor, palestrante, roteirista.