Por volta das 05h10 desta quarta-feira (24), o Corpo de Bombeiros Iporã do Oeste e de São Miguel do Oeste (SC) foram acionados para atender um incêndio em um aviário na Linha Vorá no município de Descanso (SC).
Ao chegarem ao local, a energia elétrica já havia sido desligada. O incêndio estava concentrado na casa de forno, um aquecedor de ar automático anexo ao aviário. As chamas ameaçavam se alastrar para o interior da edificação, onde aproximadamente 40 mil pintainhos estavam alojados.
A ação da guarnição consistiu na montagem de um estabelecimento com duas linhas de ataque. Uma delas focou no controle e resfriamento da parte interna do aviário, enquanto a outra atuou no controle das chamas na zona de origem, a Casa de Forno. Após a intervenção, o incêndio foi controlado.
A estrutura da edificação, composta por madeira, lona e aluzinco, tinha uma área total aproximada de 2970m², sendo que a área afetada pelo incêndio foi de 150m². Cerca de 8000 litros de água foram utilizados para controlar as chamas e realizar o rescaldo. No local, encontravam-se familiares, populares e vizinhos, enquanto serão realizadas averiguações para determinar as possíveis causas do sinistro.
O primeiro a perceber o incêndio foi um funcionário, que acionou o alarme de incêndio. Após alertar os demais funcionários e o proprietário, tentou-se controlar as chamas com extintores de pó químico seco (PQS), água e terra, porém sem sucesso. A propriedade possui um total de quatro aviários, sendo que a edificação agropastoril contava com seguro. Após o controle da situação, as equipes retornaram ao Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste.