A Defesa Civil de Santa Catarina é referência nacional e internacional há 50 anos. Criada em 18 de Maio de 1973, pelo Governador, Colombo Machado Salles, iniciou-se uma estrutura para enfrentar grandes desastres. Ao longo desses anos, houve uma atuação importante e presente no cotidiano do povo catarinense. 

- Continua depois da publicidade -

Segundo o Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), Coronel Armando Schroeder, Santa Catarina é o estado com mais desastres ao longo da história. Em 2022 houve 274 desastres, com muitos catarinenses atingidos e prejuízos econômicos devido a inundações, alagamentos, chuvas, granizo, neves, deslizamentos, tornados, estiagem e seca principalmente no Oeste do estado.

Embora muitas das ações sejam realizadas pela defesa civil, desastres naturais acontecem, alguns previsíveis, outros nem tanto. Por isso é tão importante o trabalho com a prevenção para amenizar impactos.

Existem atualmente quatro estações de radar para melhorar a previsão da meteorologia com mais precisão e antecipação. Em comemoração aos 18 anos, realizaram uma solenidade com autoridades e apresentaram uma canção que já é tradicional em homenagem às pessoas que marcaram os 50 anos da Defesa Civil.

Ouça a canção: