Os cafés solúveis possuem agora uma metodologia específica para a avaliação em relação à qualidade. Enquanto outros tipos de cafés comercializados já tinham métodos próprios de análise de perfil e qualidade, os solúveis ainda não possuíam parâmetros próprios para isso. Foi a indústria do Brasil que se organizou para criar e mostrar ao mercado essa inovação.
O lançamento do Protocolo de Análise Sensorial de Café Solúvel aconteceu durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. O documento técnico vem sendo desenvolvido desde 2019, em uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).
O projeto conta, ainda, com uma divulgação mundial feita com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O objetivo é mudar o modo com que o mercado visualiza e utiliza o produto. Com a avalição e definição de categorias, será possível, por exemplo, melhorar a comunicação entre fabricantes, empresas e consumidores.
A classificação do café solúvel
A metodologia criada no Brasil avalia a qualidade pela intensidade dos atributos e não por pontuações. O grupo técnico chegou ao protocolo depois de fazer provas profissionais, os chamados cuppings, com diferentes amostras de solúvel produzidas no Brasil e no exterior.
No processo, houve a reunião das amostras por similaridade de sabor e, em seguida, descritas pelo gosto característico de cada grupo. Alguns dos atributos indicados pelos especialistas foram doçura, acidez, floral, castanhas, especiarias, frutado, achocolatado e amargor. Com base nos principais atributos, a equipe desenvolveu um léxico sensorial para o produto e, por fim, os três graus de qualidade para solúvel: excelência, diferenciados e convencionais.

Cotações
- Dólar: R$ 5,41
- Saca da soja 60Kg: R$ 175,50
- Saca de feijão carioca 60kg: R$ 260,00
- Saca de feijão preto 60kg: R$ 180,00
- Saca de milho 60 kg: R$ 81,78
- Arroba do boi: R$ 308,30
- Litro do leite: R$ 6,80
ClicAgro tem o patrocínio:
Sicoob MaxiCrédito, no cooperativismo é assim, quando um cresce, todos crescem!