OUÇA AO VIVO

InícioClic SaúdeConheça algumas opções modernas e minimamente invasivas no tratamento de varizes

Conheça algumas opções modernas e minimamente invasivas no tratamento de varizes

Fotos: Dr. Alex Dornelles

Se você sofre com varizes, sabe o quão desconfortável é chegar ao final do dia com as pernas doloridas, pesadas e até inchadas. Além disso, talvez você evite usar roupas mais curtas ou vestidos devido à vergonha das suas pernas.

Talvez você já tenha considerado tratar suas varizes, porém tem medo de anestesia, hospitais e ficar dias de repouso com as pernas elevadas. Então este conteúdo é para você. Vamos explorar os tratamentos modernos e minimamente invasivos que possam tratar suas varizes e resolver esses problemas.

Tratamento modernos para varizes

- Continua após o anúncio -

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que geralmente afetam as pernas, causando dor, cansaço, sensação de peso e inchaço. Muitas pessoas evitam tratá-las devido ao medo de procedimentos invasivos. Felizmente, hoje temos muitas opções de tratamentos minimamente invasivos que podem ser realizados com segurança. Vamos explorar algumas delas:

Tratamento de varizes com espuma

Este é um tratamento minimamente invasivo que pode ser usado para varizes de qualquer tamanho. Consiste na injeção de uma espuma fabricada a partir de medicamentos, dentro da veia doente. Isso desencadeia um processo inflamatório que posteriormente levará ao desaparecimento da veia. O tratamento é seguro e pode ser realizado no consultório, permitindo que o paciente retorne às atividades diárias rapidamente.

Técnicas termoablativas – laser endovenoso e radiofrequência

São técnicas nas quais um cateter é inserido na veia doente para aquecê-la, causando uma lesão na parede interna da veia e posteriormente levando ao seu desaparecimento. Duas opções incluem a radiofrequência e o laser endovenoso. Ambos podem ser realizados no consultório.

Microcirurgia de varizes

Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma microcirurgia para remover as varizes. Isso pode ser feito com anestesia local e não requer repouso prolongado.

Laser transdérmico

Este tratamento é usado principalmente para veias reticulares e microvarizes. Um feixe de laser incide sobre a veia, causando sua contração. Às vezes, é combinado com a injeção de um medicamento para melhores resultados.

E para finalizar: por que tratar as varizes?

É fundamental tratar varizes, pois, se não forem tratadas, podem piorar e causar complicações, como dores intensas, manchas na pele e até mesmo úlceras venosas (feridas). Além dos tratamentos médicos, incorporar atividades físicas que fortaleçam a musculatura das pernas é fundamental para prevenir problemas circulatórios.

Agora que você conhece algumas das opções modernas para tratar varizes, não deixe que o medo de procedimentos invasivos o impeça de buscar ajuda médica. O tratamento de varizes adequado pode melhorar significativamente sua qualidade de vida e evitar complicações futuras, tudo isso através de técnicas minimamente invasivas você não precisa ir para o hospital e tampouco fazer repouso na grande maioria dos procedimentos. Lembre-se de consultar um profissional habilitado para determinar qual tratamento é o mais adequado para o seu caso.

Se você gostou deste blog, deixe o seu comentário e não deixe de compartilhar com as outras pessoas!

Além, é claro, de assistir ao nosso vídeo que está logo aqui abaixo e ficar ainda mais por dentro desse assunto.

Dr. Alex Dornelles

Cirurgião Vascular

CRM SC 15370 | RQE 11689 | RQE 19667

Graduado em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);

Residência Médica em Cirurgia Vascular pelo hospital São Vicente de Paulo (HSVP);

Título de Especialista em Cirurgia Vascular, Angiorradiologia, Cirurgia Endovascular, Ecografia Vascular com Doppler;

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular (SBACV).

Segue meu Instagram

https://www.instagram.com/dralexdornelles/

Se inscreva no YouTube:

https://www.youtube.com/@dralexdornelles

Ou acesse o QR code:

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se