


Um marco histórico para Chapecó: nasce o megaprojeto CESEC
Chapecó deu um passo ousado rumo ao futuro. Em reunião extraordinária, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), com apoio da CDL e do Sicom, aprovou o orçamento do megaprojeto arquitetônico do novo Condomínio CESEC. A construção prevê um complexo de uso misto, cujo destaque será um arranha-céu de 64 andares, um dos mais altos do Brasil.
Idealizado para assegurar a sustentabilidade das entidades e gerar renda, o projeto terá áreas comerciais, espaços para eventos com capacidade para 1.500 pessoas, e setores de convivência para integrar negócios e comunidade. A inovação arquitetônica foi conduzida pelo escritório Enio Vivian Arquitetura, que desenvolveu um masterplan dividido em três fases, abrangendo ainda hotel, clínicas, residencial sênior, centro cultural e shopping.
“Queremos construir um marco para o empreendedorismo do Oeste”, reforçou Helon Rebelatto, presidente da ACIC. Cada entidade investirá R$ 300 mil na elaboração do projeto.




ALI Produtividade transforma empresas do Oeste
Enquanto a cidade se prepara para grandes transformações, mais de 40 empresas da região participaram de um encontro do Programa ALI Produtividade, do Sebrae/SC, em Chapecó. O programa está impulsionando negócios com gestão ágil, melhoria de processos e aumento da lucratividade.
Histórias de sucesso já começam a surgir: a Vinícola Dell Ângelo, de Xanxerê, registrou crescimento expressivo após participar do programa; a Labor H2O, de Chapecó, otimizou sua gestão interna; a Triforma Arquitetura aperfeiçoou seu marketing e vendas; e a Mecânica Luz ampliou sua presença nas redes sociais, modernizando o atendimento ao público.
“O apoio do Sebrae tem sido essencial para identificar desafios e transformar oportunidades em crescimento real”, relatou a empresária Keila Gheller.

Campo fortalecido com qualificação e assistência técnica
O Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó também comemora resultados sólidos no primeiro trimestre de 2025. Em parceria com o Senar/SC, 16 cursos de capacitação foram realizados, impactando diretamente 152 produtores rurais.
Além da formação, foram promovidas ações de Assistência Técnica e Gerencial nas cadeias produtivas da apicultura, bovinocultura de corte e leite. Programas como a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) beneficiaram aproximadamente 595 produtores, fortalecendo a produção rural e promovendo o desenvolvimento sustentável.

Comércio fechado no Dia do Trabalhador
O Sicom (Sindicato do Comércio da Região de Chapecó) orientou que o comércio permanecerá fechado no Dia do Trabalhador, em 1º de maio, conforme cláusula da convenção coletiva firmada com os sindicatos de empregados. A medida inclui mercados, supermercados, atacarejos e hipermercados. Já estabelecimentos como farmácias, com autorização legal para operar em feriados, poderão funcionar normalmente.