


A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (27), uma ação alusiva ao período de Carnaval, com foco na prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A atividade, organizada pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), aconteceu na na sede da ASAPREV, localizada na Rua Clevelândia, Centro.
De acordo com o Secretário da Saúde de Chapecó, João Lenz, foram realizados durante a ação, 80 testes, todos com resultados negativos nas testagens de HIV, sífilis e hepatites B e C. Também foram distribuídos preservativos femininos, masculinos e gel lubrificante. “Nossos profissionais orientaram a população quanto a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado das ISTs”, destacou.
Para ele, importante a iniciativa que teve como objetivo conscientizar a população sobre práticas seguras e a importância do cuidado com a saúde sexual, especialmente durante o período festivo do Carnaval. “Nossa equipe trabalha constantemente com a orientação dos pacientes, visando a prevenção. Mas em datas especificas, como no carnaval, por exemplo, essas ações são intensificadas”, comentou.
SAE
O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) atende a população do município e de outros 36 municípios vizinhos pactuados. Sua principal atuação é voltada para o acompanhamento de pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA) e suas parcerias sexuais. Entre os serviços oferecidos, destaca-se o atendimento para a Profilaxia PósExposição (PEP), indicada em casos de violência sexual, exposição ocupacional e relações sexuais sem o uso de preservativo.
O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, psicólogos e assistente social. Atualmente, o SAE acompanha 1.792 usuários, sendo 1038 homens e 754 mulheres, dos quais 1.414 são residentes em Chapecó, destes, 836 homens e 578 mulheres. O serviço também monitora 8 gestantes e 23 crianças em investigação por transmissão vertical. O atendimento às pessoas vivendo com HIV/AIDS é realizado de forma humanizada, promovendo respeito, confiança e eliminando preconceitos e discriminação. O objetivo é incentivar a adesão ao tratamento e proporcionar qualidade de vida.
Além disso, tanto o SAE quanto às unidades de saúde de Chapecó oferecem testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, garantindo diagnóstico e tratamento precoce, bem como orientação para a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e HIV/AIDS. O SAE está localizado na Rua Jorge Lacerda, 70E, no Bairro Centro, o telefone para contato é (49) 3331-2514, e a coordenação está sob responsabilidade de Vanise Putzel.