
A partir da noite desta sexta-feira (17), a Arena do Rodeio na Efapi do Brasil 2025 será palco de uma das provas mais elegantes do circuito, a Prova dos Três Tambores. A competição faz parte de uma etapa do Campeonato Super Stars, o maior campeonato de três tambores do Brasil, que conta com uma premiação de mais de R$ 300 mil ao final da competição.
Destinada às competidoras femininas, essa modalidade exige precisão, velocidade e entrosamento entre amazona e cavalo. Cada participante deve contornar três tambores dispostos no menor tempo possível, respeitando regras rígidas de percurso, penalizações e controle.
Tempo cronometrado
O cronômetro inicia quando o animal ultrapassa a linha de partida e é interrompido na chegada. Segundo uma das organizadoras, Juliana Lobo, serão 14 passadas a partir de sexta-feira à noite, sábado (18) ao longo do dia e domingo (19) com a abertura oficial e a grande final.
“É uma prova de velocidade, onde a competidora precisa fazer o percurso dos três tambores no menor tempo sem derrubar nenhum tambor. Se derrubar o tambor terá um acréscimo de cinco segundos por tambor penalizado”, detalha Juliana.
Ainda na sexta-feira (17), às 15h30, acontece um ‘test horse’, quando as competidoras reconhecerão a pista com os animais. Porém, as competições começam apenas no turno da noite.
O presidente da Efapi do Brasil, Felipe Balzan, destaca que as provas geram emoção e adrenalina, para os competidores e para o público. “Ontem já sentimos a emoção na pele. O rodeio é uma atração que eleva esse sentimento, é mais uma prova de que o rodeio é um esporte de precisão, técnica e força. Fica o convite para todos participarem. A entrada para assistir é gratuita”, afirma Balzan.