

O estande da JCI Chapecó está chamando a atenção dos visitantes da Efapi do Brasil 2025 com um simulador de corrida que reproduz fielmente o traçado da nova pista de kart em construção no município. A tecnologia permite ao público sentir, virtualmente, como será pilotar no circuito real, com as mesmas inclinações, subidas, descidas e curvas desafiadoras projetadas para o empreendimento.
De acordo com Luiz Antonio Zanoni, presidente do Júnior Kart Clube na gestão 2025, o objetivo do simulador é aproximar o público do projeto, divulgar o clube e o kartismo regional, além de atrair investidores e parceiros para o espaço.
“Quem pilota o simulador sente exatamente as sensações do que será correr na pista real. Ele foi desenvolvido com base no projeto técnico original, respeitando o relevo e as curvas. É uma forma de divulgar o kartismo e mostrar o potencial da estrutura que está nascendo em Chapecó”, destaca Zanoni.
Experiência realista encanta os visitantes
Durante a feira, o simulador tem proporcionado experiências marcantes para quem passa pelo estande. A moradora de Chapecó, Denise Vogel Cortina, foi uma das visitantes que testou o equipamento e aprovou a sensação de pilotar.
“Eu gosto de carro desde pequena, comecei a fazer marcha com o meu pai antes dos 18 anos e sempre gostei muito de dirigir. O kart eu acho muito bacana, a sensação, o toque quando bate nos pneus, os tremores, o freio mais pesado, o volante bem similar ao do kart real”, comentou Denise ao pilotar o simulador de kart.
Ainda segundo ela, Chapecó merece um kartódromo e a JCI tem desempenhado um papel importante para o desenvolvimento da cidade.
“O Kart Clube vem para fortalecer ainda mais esse trabalho extraordinário que a JCI realiza há muitos anos. Recomendo aos visitantes que venham até o estande da JCI pilotar no simulador”, acrescentou.
Ferramenta essencial
Para o piloto de simulador, Cristian Pereira, a tecnologia é uma ferramenta essencial no mundo do automobilismo.
“Graças à tecnologia que a gente possui, a simulação é importantíssima, principalmente para os pilotos. O jogador de futebol treina no campo, e o piloto precisa de um simulador para treinar em pistas novas, como é o caso aqui de Chapecó, tanto do kartódromo quanto do autódromo. Essa pista é 100% reproduzida com base na altimetria do projeto original”, explicou.
O piloto Gabriel Moura, de Chapecó, também passou pelo estande da JCI no domingo, 12, e teve a experiência de pilotar no simulador. O jovem iniciou sua trajetória no kart aos cinco anos de idade e hoje é uma referência no automobilismo no país.
Construção do Kartódromo Internacional de Chapecó
A pista está sendo construída na Linha Serrinha, nas proximidades do novo posto policial, em direção ao Porto Goio-Ên. O kartódromo terá 1.208 metros de extensão, 8 metros de largura e 10 metros na reta principal, aproveitando ao máximo a topografia e os relevos naturais do terreno, com subidas, descidas e curvas que prometem desafiar os pilotos. O traçado foi desenvolvido pelo mesmo engenheiro responsável pela pista do Beto Carrero, um dos circuitos mais renomados do país.
Segundo Zanoni, a obra segue em ritmo acelerado e está prestes a receber a camada de asfalto.
“Estamos na fase da base, e a pavimentação deve iniciar ainda nesta ou na próxima semana. A estimativa é concluir até dezembro, se o tempo colaborar”, explica.
Investimento
O investimento total na pista, incluindo zebras, cercamento e gramado, é de cerca de R$ 4,5 milhões, custeados com recursos próprios do Junior Kart Clube. O valor foi obtido por meio da venda de parte da área total do terreno, que possui 200 mil metros quadrados. As edificações, como boxes, área gourmet e demais estruturas de apoio, serão executadas em uma segunda etapa, com novos aportes e parcerias.
Além da vivência no simulador, o estande do clube na Efapi também busca parceiros e investidores, por meio da comercialização de espaços publicitários e boxes, abrindo novas oportunidades de negócios ligados ao automobilismo.
O projeto do Junior Kart Clube conta com o envolvimento dos membros da JCI Chapecó, que atualmente reúne mais de 100 integrantes.
“Em breve, estamos ajustando para realizar uma reunião com pilotos e interessados a fim de efetivar uma associação específica de pilotos, que irão usufruir da pista”, comentou Zanoni.
Com essa estruturação, a expectativa é reunir mais de 100 associados nos próximos meses, fortalecendo o kartismo em Chapecó e consolidando o município no mapa das competições nacionais.