O vereador Rodrigo Livramento gerou polêmica ao se posicionar contra o Projeto de Lei nº 385/2025, que estabelece prioridade de assentos no transporte público de Jaraguá do Sul para idosos, gestantes, pessoas com criança de colo, pessoas obesas, autistas e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A proposta foi aprovada por seis votos a um durante sessão da Câmara de Vereadores realizada na noite de quinta-feira (11), com Livramento sendo o único voto contrário.
Durante a discussão em plenário, o vereador justificou sua posição afirmando ser contrário à garantia de assentos destinados especificamente a pessoas obesas. Segundo ele, esses assentos ocupam mais espaço e poderiam prejudicar outros usuários do transporte coletivo.
“Sou contra a garantia de assento para obesos no transporte coletivo. Isso toma espaço de outras pessoas que muitas vezes vão precisar usar. Muitas vezes o ônibus já está lotado e não vai dar para usar porque tem dois assentos reservados”, declarou.
O projeto é de autoria dos vereadores Jonathan Reinke, Luís Fernando Almeida e Professor Fernando Alflen e foi colocado em pauta para a primeira discussão e votação, sendo aprovado pela maioria dos parlamentares.
- Continua após o anúncio -
A proposta tem como objetivo ampliar a acessibilidade, o conforto e a inclusão no transporte público municipal, alinhando-se a princípios de mobilidade urbana e direitos das pessoas com necessidades específicas.
Após a votação, a declaração do vereador repercutiu entre parlamentares e nas redes sociais, reacendendo o debate sobre acessibilidade, empatia e políticas públicas inclusivas no município.
O projeto agora segue para as próximas etapas de tramitação na Câmara de Vereadores antes de ser encaminhado para sanção.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.