quarta-feira, dezembro 17, 2025
InícioGERALVÍDEO: Vereador gera polêmica ao se posicionar contra prioridade de assentos para...

VÍDEO: Vereador gera polêmica ao se posicionar contra prioridade de assentos para obesos no transporte público

Declaração de Rodrigo Livramento durante sessão da Câmara dividiu opiniões e levantou debate sobre acessibilidade e inclusão no transporte coletivo

Foto: Divulgação

O vereador Rodrigo Livramento gerou polêmica ao se posicionar contra o Projeto de Lei nº 385/2025, que estabelece prioridade de assentos no transporte público de Jaraguá do Sul para idosos, gestantes, pessoas com criança de colo, pessoas obesas, autistas e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A proposta foi aprovada por seis votos a um durante sessão da Câmara de Vereadores realizada na noite de quinta-feira (11), com Livramento sendo o único voto contrário.

Durante a discussão em plenário, o vereador justificou sua posição afirmando ser contrário à garantia de assentos destinados especificamente a pessoas obesas. Segundo ele, esses assentos ocupam mais espaço e poderiam prejudicar outros usuários do transporte coletivo.

“Sou contra a garantia de assento para obesos no transporte coletivo. Isso toma espaço de outras pessoas que muitas vezes vão precisar usar. Muitas vezes o ônibus já está lotado e não vai dar para usar porque tem dois assentos reservados”, declarou.

O projeto é de autoria dos vereadores Jonathan Reinke, Luís Fernando Almeida e Professor Fernando Alflen e foi colocado em pauta para a primeira discussão e votação, sendo aprovado pela maioria dos parlamentares.

- Continua após o anúncio -

A proposta tem como objetivo ampliar a acessibilidade, o conforto e a inclusão no transporte público municipal, alinhando-se a princípios de mobilidade urbana e direitos das pessoas com necessidades específicas.

Após a votação, a declaração do vereador repercutiu entre parlamentares e nas redes sociais, reacendendo o debate sobre acessibilidade, empatia e políticas públicas inclusivas no município.

O projeto agora segue para as próximas etapas de tramitação na Câmara de Vereadores antes de ser encaminhado para sanção.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp