Vídeo: Sucuri gigante é flagrada por pescadores - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Vídeo: Sucuri gigante é flagrada por pescadores

As imagens flagraram o animal gigante na beira do Rio Sucunduri

Foto: Reprodução

Um vídeo de uma cobra gigante esta chamando a atenção na internet, as imagens foram feitas por um pescador na região sul da floresta amazônica próximo ao Rio Sucunduri. No vídeo o réptil aparece entrando em um buraco. O pescador alega que a cobra media cerca de 11 metros.

Laudelino Fernandes de 51 anos é o pescador que registrou o animal. No local do vídeo existe um rio onde as cobras costumam a fazer os ninhos.

A reportagem do ClicRDC conversou com o Biólogo e Herpetólogo da Unoesc, Jackson Preuss que explicou o vídeo. Segundo ele o réptil no vídeo é uma sucuri verde com o nome científico Eunectes murinus.

Jakcson ainda explicou que é comum encontrar o animal na região do Pantanal e Amazônia, pois o réptil vive próximo a rios. A cobra não é venenosa e por este fato possuí diversos dentes na boca, para poder se alimentar com facilidade. O animal caça por meio da constrição asfixiando a presa.

O biólogo fala que existem diversos relatos de serpentes gigantes no Brasil, inclusive na região da Amazônia. Preuss diz que o réptil mais grande já registrado no Brasil possuía 11,5 metros e foi encontrada no Mato Grosso. Mesmo de tamanho grande a sucuri não é a maior espécie do mundo, ela fica atrás da serpente Píton.

Análise do vídeo

Após analisar o vídeo Jackson falou que as imagens são reais, a sucuri do vídeo já é adulta, ele acredita que o animal tenha cerca de 300 quilos e 9 metros de comprimento. O biólogo falou que o réptil pode viver cerca de 30 anos.

Segundo Jackson Preuss, a sucuri é um animal calmo e dócil, porém não deve se aproximar do réptil, ele explica que a cobra só ataca em casos de alimentação ou defesa. O ser humano não é a presa natural do réptil, as sucuris costumam se alimentar de capivaras, gado e outros mamíferos de médio porte.

Jackson ainda falou que se acaso encontrar alguma serpente não se deve manusear nem executar o animal: ‘’Eu sei que as pessoas em geral tem medo das serpentes e que muitas vezes isso acontece por não conhecerem os animais. Mas estes animais são essenciais para a manutenção do ecossistema, então se caso alguém encontrar uma serpente deve deixar o animal no ambiente dela, que ela vai tomar o rumo certo.’’

Vídeo: Sucuri gigante