OUÇA AO VIVO

InícioGERALVÍDEO: Pequenos animais sofrem com as enchentes de SC

VÍDEO: Pequenos animais sofrem com as enchentes de SC

Entrevista com o Deputado Delegado Egidio Ferrari sobre cuidados com os pequenos animais em enchentes

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O ClicRDC conversou com o deputado estadual de Santa Catarina, Delegado Egidio Ferrari, sobre os cuidados com os pequenos animais em situações de enchentes. Egido é formado em direito pela Universidade Regional de Blumenau (SC). Como delegado da Polícia Civil, o parlamentar atuou nas cidades de Curitibanos, Gaspar, Blumenau e Brusque.

Além do combate aos crimes de homicídio, assaltos, tráfico de drogas e violência doméstica, Egidio Ferrari é um defensor da proteção animal e por isso se tornou embaixador do movimento Cadeia Para Maus-Tratos em Santa Catarina. 

Confira a entrevista:

- Continua após o anúncio -

ClicRDC: Deputado Delegado Egídio, obrigado por nos conceder esta entrevista. Gostaríamos de discutir sua pauta de cuidados com os pequenos animais em situações de enchentes. Como o senhor avalia a situação atual dos cuidados com os cachorros durante enchentes em nossa região?

Deputado Delegado Egidio: Agradeço pelo convite. A situação atual dos cuidados com cachorros e outros animais de estimação durante enchentes em nossa região é preocupante. Deixar a sua residência por conta das enchentes ou deslizamentos não é uma tarefa fácil. E neste momento, a pessoa deve levar consigo sua família, e os animais de estimação fazem parte dessa família. Muitas pessoas levaram seus animais para abrigos, mas infelizmente muitos deixaram em casa, alguns amarrados inclusive, e isso é inaceitável.

ClicRDC: Quais medidas o senhor acredita que o governo deveria adotar para garantir a segurança dos cachorros durante desastres naturais como enchentes?

Deputado Delegado Egidio: O Governo e os municípios devem proporcionar à população abrigos que recebam os animais e a sociedade tem a obrigação de levar o animal consigo ao evacuar suas casas. Além disso, é importante que o poder público esteja preparado com equipes de resgate especializadas em lidar com animais durante situações de enchente.

ClicRDC: Quais são os principais desafios que os proprietários de cachorros enfrentam durante enchentes, e como o senhor pretende abordá-los?

Deputado Delegado Egidio: Muitas vezes, o transporte é uma dificuldade para os proprietários de cachorros durante enchentes. Por isso, a importância de equipes de resgate preparadas para lidar com esta situação, garantindo que os animais sejam evacuados com segurança.

ClicRDC: Existe algum projeto de lei em andamento ou proposta legislativa relacionada à proteção de animais durante desastres naturais? Se sim, quais são seus principais pontos?

Deputado Delegado Egidio: Até o momento, não temos um projeto de lei específico em andamento, mas estamos avaliando a necessidade de protocolar um projeto que trate da proteção de animais durante desastres naturais, estabelecendo diretrizes claras para os cuidados com os animais em situações de emergência.

ClicRDC: Como o senhor vê a cooperação entre autoridades locais, ONGs e voluntários na garantia dos cuidados necessários para os cachorros em situações de enchente?

Deputado Delegado Egidio: A cooperação entre o poder público, organizações não governamentais e voluntários é fundamental na proteção dos animais em situações de enchente. Nos últimos dias, presenciamos momentos de muita tensão, mas principalmente de superação. Em todas as cidades em que os municípios, ONGs e voluntários trabalharam lado a lado, muitos animais foram resgatados e salvos do pior. Temos voluntários especializados em resgates de animais espalhados por diversas cidades atingidas, inclusive um grupo especializado em resgate em Minas Gerais.

ClicRDC: Quais recursos e apoio o senhor acredita que deveriam ser disponibilizados para as famílias que precisam evacuar suas casas com seus cachorros durante enchentes?

Deputado Delegado Egidio: O poder público deve disponibilizar meios de transporte adequados, como barcos, carros ou ônibus, para as famílias que precisam evacuar suas casas com seus animais de estimação. Além disso, os abrigos devem estar preparados para receber não apenas as famílias, mas também os animais, oferecendo condições adequadas para abrigá-los temporariamente.

ClicRDC: Como podemos conscientizar melhor a população sobre a importância de incluir os animais de estimação em seus planos de preparação para desastres?

Deputado Delegado Egidio: Os veículos de comunicação desempenham um papel fundamental nesse processo de conscientização. É muito importante que, ao divulgar as previsões de enchente, a imprensa e o poder público reforcem a importância de que as pessoas que tiverem que sair de casa levem seus animais junto para os abrigos. Além disso, campanhas educativas e informações claras sobre como agir em situações de emergência com animais de estimação são essenciais para sensibilizar a população sobre essa questão importante.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se