
Nesta terça-feira (27), a prefeita de Anitápolis, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina, Solange Back divulgou um comunicado em suas redes sociais, onde informou que a prefeitura municipal teve as contas bancárias invadidas e que foram transferidos sem autorização, R$ 1,6 milhão. Conforme disse a prefeita, contas da Caixa Econômica Federal foram usadas para realizar transferências para empresas desconhecidas, sediadas em outros estados e também em Santa Catarina.
Em nota, a Polícia Civil informou que As investigações estão em andamento, sob sigilo, conforme previsto na legislação vigente, com a adoção de todas as diligências necessárias para esclarecer a dinâmica da ação criminosa, bem como apurar a eventual participação de terceiros.
“Infelizmente, o sistema bancário da Prefeitura foi invadido. Contas da Caixa Econômica Federal foram usadas para realizar transferências para empresas desconhecidas, sediadas em outros estados e também em Santa Catarina, num valor aproximado de R$ 1,6 milhão. Desde então, tomamos todas as medidas necessárias. Procuramos a delegacia local, fazendo um boletim de ocorrência, que gerou um inquérito policial. Também acompanhada do gestor municipal, do Controle Interno e do nosso assessor jurídico, procuramos a Secretaria de Segurança Pública, também o Tribunal de Contas e a Superintendência da Caixa, para informar esses órgãos. E também pedir apoio e ajuda para tentar solucionar o mais breve possível essa situação. Hoje também estarei procurando a Polícia Federal para informar essa situação, pois dentre os recursos temos recursos de emenda parlamentar e também do salário de educação. Quero deixar aqui bem claro, estamos tomando todas as medidas, todas as providências necessárias e não vamos descansar até que tudo seja resolvido e o município, seja restituído com valor”,
detalhou a prefeita.
Assista
Confira a nota da Polícia Civil
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Anitápolis, esclarece que foi comunicada oficialmente pela Prefeitura Municipal de Anitápolis sobre a ocorrência de furto virtual envolvendo contas bancárias da municipalidade.
Tão logo tomou conhecimento dos fatos, a Prefeitura registrou o Boletim de Ocorrência, o que resultou na imediata instauração de Inquérito Policial pela Delegacia, visando à apuração dos fatos e identificação dos autores do crime.
As investigações estão em andamento, sob sigilo, conforme previsto na legislação vigente, com a adoção de todas as diligências necessárias para esclarecer a dinâmica da ação criminosa, bem como apurar a eventual participação de terceiros.
A Polícia Civil reforça seu compromisso com o combate a crimes contra a administração pública, especialmente os praticados por meios cibernéticos, e reafirma que seguirá atuando com rigor técnico e legal para responsabilizar os envolvidos e proteger o interesse público.
Novas informações poderão ser divulgadas oportunamente, sem prejuízo à investigação em curso.