
Um incêndio atingiu nesta quinta-feira (20) o Pavilhão dos Países, situado na Zona Azul (Blue Zone) da COP30 em Belém. A energia elétrica foi cortada na área afetada e participantes foram orientados a evacuar.
De acordo com a organização do evento, as chamas começaram pouco depois das 14h e foram controladas em aproximadamente 30 minutos. Não há registro de feridos.
Segundo relatos, o fogo se espalhou a partir de fios que teriam entrado em curto, o que pode ter contribuído para a propagação rápida. A energia da infraestrutura da Blue Zone foi interrompida como medida de segurança durante o combate ao fogo.
Autoridades ainda não divulgaram oficialmente a causa do incêndio. O ministro do Turismo afirmou que o fogo está controlado e que as equipes de segurança seguem no local para garantir a normalização das atividades.
A Zona Azul é o principal ponto de negociações da conferência climática, onde estão os estandes dos países e salas diplomáticas. A interrupção das atividades gerada pela evacuação deve causar impacto na programação da COP30 nas próximas horas.
A organização da conferência já afirmou que está colaborando com as forças de segurança e com os brigadistas para apurar o que provocou o incidente e retomar a normalidade.







