quarta-feira, dezembro 17, 2025
InícioGERALVídeo impactante de prefeitura viraliza ao expor realidade da violência contra a...

Vídeo impactante de prefeitura viraliza ao expor realidade da violência contra a mulher no Brasil

Campanha de conscientização criada pela Prefeitura de Toledo ultrapassou 3,5 milhões de visualizações ao confrontar homens com dados reais sobre violência de gênero e provocar reflexão sobre responsabilidade social

Foto: Prefeitura de Toledo

Um vídeo de conscientização sobre violência contra a mulher, produzido pela Prefeitura de Toledo, no oeste do Paraná, viralizou nas redes sociais ao utilizar uma abordagem impactante para provocar reflexão, especialmente entre os homens. A campanha ultrapassou 3,5 milhões de visualizações e gerou forte repercussão ao confrontar participantes com dados reais sobre agressões sofridas por mulheres no Brasil.

Na ação, homens foram convidados a listar dez mulheres importantes em suas vidas, como mães, esposas, filhas, amigas e familiares. Em seguida, o entrevistador fez uma pergunta que mudou completamente o clima do vídeo: “Agora escolha três delas para sofrer algum tipo de violência”. A proposta criou um cenário hipotético para evidenciar um dado alarmante — três em cada dez mulheres foram vítimas de violência doméstica no último ano no país.

O número citado no vídeo tem como base uma pesquisa do Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Outro dado apresentado na campanha mostra que 93% das agressões contra mulheres acontecem na presença de outras pessoas, o que reforça a necessidade de engajamento coletivo no enfrentamento do problema.

- Continua após o anúncio -

As reações dos participantes foram marcadas por silêncio, choque e emoção. Muitos relataram a dificuldade de imaginar alguém que amam passando por situações de violência, evidenciando o impacto emocional da proposta e o objetivo central da campanha: gerar empatia e conscientização.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), somente em 2025, 198.747 mulheres foram vítimas de algum tipo de violência no estado. Desses casos, 59.702 ocorreram em contexto doméstico.

Segundo o secretário de Comunicação de Toledo, Márcio Pimentel, a campanha surgiu após orientação do prefeito para que as secretarias municipais desenvolvessem ações integradas. A recriação da Secretaria da Mulher impulsionou a busca por uma iniciativa que fosse além da informação e realmente provocasse mudança de comportamento.

A ideia era criar uma campanha impactante, que fizesse as pessoas refletirem sobre a responsabilidade que cada um tem nesse tema”, afirmou Pimentel. Ele explica que a ação foi inspirada em uma campanha semelhante realizada em Maceió, adaptada à realidade local com dados atualizados e apoio de uma agência de comunicação.

Os participantes do vídeo foram selecionados para representar diferentes perfis da comunidade e todos são moradores de Toledo. Apesar de a campanha ter sido pensada para o município, o alcance nacional surpreendeu a equipe.

“Quando queremos mudar uma cultura, é preciso gerar impacto. É necessário se colocar no lugar do outro”, concluiu o secretário.

Nas redes sociais, a repercussão foi majoritariamente positiva. Internautas elogiaram a abordagem direta e emocional da campanha e reforçaram a importância do envolvimento dos homens no combate à violência de gênero. Comentários destacaram que, se ninguém aceita imaginar uma mulher próxima sofrendo agressão, essa violência não pode ser tolerada em nenhuma circunstância.

A campanha de Toledo reforça que o enfrentamento à violência contra a mulher exige comunicação eficiente, políticas públicas permanentes e ações que mobilizem toda a sociedade. Com informações do portal G1.

Assista;

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp