O ex-presidente do Brasil Michel Temer recebeu, em sessão solene na tarde desta quinta-feira (17), o Título de Cidadão Catarinense. A honraria, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, foi concedida por meio de lei estadual sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL) durante a solenidade.
“Esse título aumenta a minha responsabilidade como brasileiro, dado por um estado que tem uma significação extraordinária no cenário nacional”, afirmou Temer, em discurso durante a sessão solene. “Espero honrar esse título. Se eu puder muito modestamente praticar algum ato que ajude Santa Catarina, ficarei muito honrado.”
O homenageado agradeceu ao povo catarinense e aos deputados pelo reconhecimento. “É um gesto de delicadeza extraordinária do povo, já que a Assembleia representa o povo”, disse. “O Legislativo é fundamental para dar essa harmonia entre os poderes e desempenha esse papel muito bem aqui em Santa Catarina.”
Temer destacou que a concessão do título ocorre no momento em que não ocupa cargo eletivo. “Estou na atividade privada, não tenho nada de poder, e muito gentilmente a Assembleia resolve homenagear-me”, declarou. “Uma coisa é ser cidadão de nascimento. Outra é por merecimento.”
Reconhecimento
Proponente do projeto de lei que resultou na homenagem, juntamente com a bancada do MDB na Alesc e deputados de outros três partidos, o presidente da Assembleia, deputado Mauro de Nadal (MDB), disse que o título é uma maneira formal de agradecer Temer pelas contribuições para o estado e para o país.
“O presidente Temer é um brasileiro comprometido com o nosso país, que sempre prezou o entendimento e a capacidade de articulação como qualidades para a solução de questões que envolvam os grandes interesses da sociedade brasileira”, declarou. “O sempre presidente tem o reconhecimento de Santa Catarina e dos catarinenses. É um reformador, administrador moderno, que buscou estabilizar a economia no curso de uma conjuntura turbulenta.”
Nadal elencou alguns dos feitos de Temer, enquanto ocupou a Presidência de República, entre 2016 e 2018. Entre eles, está o processo de concessão do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, considerado, atualmente, um dos melhores do país.
Manifestações
Ministro de Michel Temer, o ex-deputado federal Carlos Marun afirmou que o ex-presidente tem uma vida pública repleta de realizações. Ele destacou que o homenageado chegou à Presidência da República por meio de um processo de impeachment “constitucional, legal e democrático, diferente da narrativa que muitos tentam impor.”
“Se foi golpe, foi um golpe de sorte. Um golpe de sorte para o Brasil”, disse Marun, destacando as reformas feitas durante o governo Temer, que “resultaram na retomada do crescimento da economia.”
O deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini, afirmou que Temer assumiu o país num momento difícil e, sem se preocupar com popularidade, fez as reformas necessárias. “É justo reconhecer aqueles que passaram pela vida pública e puderam melhorar a vida das pessoas.”
O governador Jorginho Mello também destacou as reformas feitas no governo Temer. “Era deputado federal e pude votar em muitas matérias que hoje são importantes para o crescimento e o desenvolvimento do Brasil”, disse. “Santa Catarina se sente honrada em fazer essa homenagem.”
Participaram da sessão solene a senadora Ivete da Silveira (MDB-SC); o procurador-geral de Justiça de Santa Catarina, Fábio Trajano; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Wilson Wan-dall; o presidente do Tribunal de Justiça; desembargador João Henrique Blasi; os deputados estaduais Delegado Egídio (PTB), Lunelli (MDB), Camilo Martins (Podemos), Volnei Weber (MDB), Emerson Stein (MDB) e Tiago Zilli (MDB); além prefeitos e vereadores.
Assista como foi o evento
Sobre a homenagem
O título de cidadão de Santa Catarina é concedido com base na Lei Estadual 16.721/2015. Conforme a norma, a honraria homenageia pessoas físicas de elevado espírito público e possuidoras de virtudes éticas e de idoneidade moral que tenham atuação destacada em benefício do Estado e da sociedade catarinense.