
Na tarde desta terça-feira (28), uma ave Urutau foi encontrada no Centro de Chapecó. A Nyctibius griseus, também conhecida como, Mãe-da-lua ou “Ave fantasma” foi encontrada por professores no pátio da Escola de Educação Básica Marechal Bormann. Segundo a professora do Curso de Biologia da Unochapecó, Eliara Solange Müller, a ave não é considerada rara, mas é difícil de se encontrar, pois se camufla muito bem.
“A espécie é um Nyctibius griseus. Pode ser chamada de ‘ave fantasma’, Urutau ou de ‘Mãe-da-Lua’. Existem muitas lendas em relação a esse bicho, porque ele é uma ave noturna, tem uma vocalização nem marcante, um grito melodioso. As pessoas quando ouvem a noite, elas ficam com receio desse som e contam essas lendas sobre isso. Não é que a espécie seja rara, mas é muito difícil de ver, porque o bicho se camufla muito bem. Ele fica paradinho como se fosse um tronco”, disse a professora.
Conforme a bióloga, a provável explicação da ave no Centro de Chapecó é porque ela deve ter caçado durante a noite, amanheceu o dia e não deu tempo para ela retornar para a área que sempre pousa ou dorme. Por esse motivo a ave ficou na área urbana do município.