OUÇA AO VIVO

InícioGERALVídeo: A importância da área internacional na política catarinense

Vídeo: A importância da área internacional na política catarinense

Entrevista com Juliano Froehner, Secretário Executivo de Articulação Internacional de SC


A internacionalização na esfera pública catarinense tem como meta unir os mais diversos atores em prol do desenvolvimento de políticas públicas que possam atrair mais investimentos estrangeiros ao estado, além de apoiar empresas sediadas em Santa Catarina e atuar na diplomacia entre o estado e diversos países.

Alguns dos exemplos dessas parcerias e articulações conduzidas pela Secretaria de Articulação Internacional (SAI) foram: a retirada do embargo sobre a importação de aves vivas e ovos férteis de SC (articulação com o Japão, beneficiando SC e o Brasil como um todo com a mudança de regra do embargo), a solicitação ao governo federal da retirada da maçã da pauta de negociações com a China (SAI/Agricultura), a participação na comissão de relacionamento com o Mercosul (SAI/Alesc), a criação de um programa inédito para internacionalizar pequenas e microempresas catarinenses (governo de SC/Univali), dentre outros.

“Com o apoio do governador, a internacionalização de Santa Catarina tem acontecido de forma efetiva. Pudemos fortalecer as nossas áreas de atuação em questões internacionais, comércio exterior, além de auxiliar empresas e parceiros, criando novos projetos para atrair negócios ao estado, beneficiando a população de Santa Catarina, direta e indiretamente, e gerando emprego e renda”, afirmou o secretário da SAI, Juliano Froehner.

- Continua após o anúncio -

2024: primeiro semestre

Neste primeiro semestre de 2024, a Secretaria articulou a vinda de uma empresa russa para se instalar no estado e também de mais uma empresa chinesa. Além disso, atua em uma parceria na área da educação com universidades canadenses e na abertura de mais relações comerciais com o Paraguai.

Por intermédio da SAI, a empresa de medicina digital russa SANA LLC fechou parceria, no mês passado, no estado com a indústria Olsen S.A. (Palhoça), que atua há 45 anos na fabricação de equipamentos para o mercado odontológico, linha médica e no segmento de odontologia veterinária. “Na ocasião, a Secretaria organizou um roteiro de visitas pelo Sapiens Parque, Acate, Fiesc, além de hospitais e clínicas de referência de Santa Catarina.”

No último dia 30 de abril, houve uma reunião com os representantes de uma empresa chinesa fabricante de empilhadeiras. Eles vieram conhecer os benefícios fiscais do governo e as potencialidades das regiões de Imbituba, Laguna e Itajaí. A ideia é escolher a instalação em SC ainda este ano. Esta ação uniu esforços da SAI, Secretaria da Fazenda, SCPar Participações e Parcerias, Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SICOS) e da também chinesa Eikto.

Também referente à China, o secretário Juliano Froehner esteve no último mês em São Paulo, na Conferência de Promoção e Intercâmbio Econômico, Comercial e Cultural China (Sichuan)-Brasil. Sichuan é a cidade natal dos pandas gigantes. Na ocasião, o secretário buscou o alinhamento de cooperações em educação, inovação tecnológica, desenvolvimento de novas energias, aplicações de big data, dentre outros.

Canadá – parceria em educação

Em participações no Congresso anual da FAUBAI 2024, em São Paulo, em que participaram 25 representantes de 20 instituições de ensino superior (IES) canadenses, a SAI propôs:

  1. Reconhecimento Mútuo de Qualificações: validação automática de diplomas para aumentar o fluxo bilateral de cooperação e duplos diplomas;
  2. Programas para criar mão de obra qualificada internacional com uma mentalidade internacional (já em elaboração pelo MITACS, representado por Gina que visitou Santa Catarina há 3 semanas);
  3. Criar uma plataforma conjunta para comercialização de tecnologia e propriedade intelectual;
  4. Spin-offs e startups internacionais poderão pilotar e ter provas de conceito dentro das instalações e com fiscalização do Governo do Estado de Santa Catarina, em todas as áreas. Em seguida, a SAI emitirá um comunicado oficial com o resultado alcançado, a fim de impulsionar a valorização daquela startup.

Paraguai – ferrovias

Junto com a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), a SAI atuou na aproximação do Paraguai com o governo catarinense. Desse modo, o Governo do Estado está atuando na construção da Lei Estadual de Ferrovias. A proposta será fundamental para que o estado possa ter autonomia para autorizar a concessão de novos trechos ferroviários.

“Novas linhas ferroviárias reduzirão essas barreiras, estimulando o crescimento do comércio e aumentando a competitividade das empresas. Além dos benefícios econômicos, a conexão ferroviária também impulsionará o desenvolvimento regional e social, criará empregos locais e fomentará o crescimento de comunidades ao longo do trajeto.”

Ações para o turismo

  • Criação de canal direto em fluxo contínuo que tem resolvido as ocorrências envolvendo estrangeiros em SC e implantação de boletim de ocorrência para estrangeiros. Parceiros: consulados, Secretaria de Segurança Pública, Forças de Segurança e Setur;
  • Acesso seguro pelos consulados aos dados de saúde de pacientes estrangeiros sem familiares no estado que precisam de apoio emergencial. Parceiros: Secretaria de Estado da Saúde, Consulados, Comissão de Relações Internacionais e do Mercosul da ALESC;
  • Protocolo simplificado para casos de casualidade de turistas estrangeiros em Santa Catarina e transporte internacional. Parceiros: Consulado da Áustria, Consulado do Chile e Prefeitura de Florianópolis;
  • Junto com a Secretaria do Planejamento e Abrasel, a SAI está articulando o desenvolvimento de cardápios em vários idiomas por meio de um aplicativo.

AÇÕES 2023

Conexão com América Central e do Norte

No Panamá, junto com o governador Jorginho Mello, a SAI buscou a implantação do voo direto entre Florianópolis e a Cidade do Panamá, durante reunião com o diretor de Malhas da companhia Copa Airlines, no mês de outubro de 2023. O resultado desta ação foi concretizado em fevereiro de 2024, pelo Floripa Airport, que anunciou a chegada da Copa Airlines, com voos para América do Norte e Caribe, via Panamá. A partir de 25 de junho de 2024, os passageiros poderão embarcar no Aeroporto Internacional de Florianópolis em voos diretos para o Panamá, o chamado hub das Américas. De lá, poderão conectar diretamente para América do Norte e Caribe.

Primeira exportação de MPEs

A criação do pioneiro SC-Export projetou em 2023 o fechamento de US$ 2,096 milhões de dólares em negócios no Paraguai e US$ 1,45 milhão em exportações com o Chile, para os próximos 12 meses, para as 41 micro e pequenas empresas (MPEs) que participaram desta primeira etapa do projeto. O objetivo do SC-Export é impulsionar o comércio exterior para micro e pequenas empresas catarinenses, promovendo e implementando políticas públicas para exportação.

Liderado pela vice-governadora Marilisa Boehm, o SC-Export é uma parceria do Governo do Estado (representado pela SAI e pela SICOS) e Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Tem o patrocínio da Portonave e conta com o apoio da Unoesc, da Unesc e da Furb.

Relações internacionais

Países como Canadá, Estados Unidos, Chile, Panamá, Paraguai, Finlândia, Romênia, Itália, Alemanha, China e Rússia fizeram intercâmbio com Santa Catarina, envolvendo áreas comerciais, culturais e educacionais. Alguns receberam comitivas do governo estadual em seus países e outros estiveram no estado para estreitar os laços com Santa Catarina.

A Secretaria de Articulação Internacional também formalizou o projeto do Espaço Articulação Internacional, no centro de inovação Sapiens Parque. No local, estarão reunidas as representações consulares, além de câmaras de comércio e atividades internacionais.

China e Rússia

Santa Catarina também abriu negociações formais com a China, em setembro. O secretário Juliano Froehner e o secretário adjunto do Meio Ambiente e Economia Verde (SEMAE), Guilherme Dallacosta, participaram de um dos maiores fóruns de desenvolvimento de energia de baixo carbono e de segurança energética do mundo. Tiveram encontro com representantes do Governo da Província de Shanxi e conheceram a estação de energia Shanxi International Energy Group Ruiguang Thermal Power.

Já na Rússia, o secretário Juliano Froehner e a secretária adjunta do Turismo (Setur), Catiane Seif, atraíram os olhares de empresas investidoras e se destacaram em ações de internacionalização em dois painéis e na sessão plenária de encerramento do V Fórum Internacional BRICS+, em novembro. O painel contou ainda com participações de representantes de importantes nações, como o presidente da Duma Municipal de Moscou, Alexey Shaposhnikov; o vice-governador de São Petersburgo, Oleg Ergashev; a ministra da África do Sul, Nkosazana Dlamini-Zuma; e o vice-presidente da Academia de Ciência da China, Chen Zhigang.

Instalação de empresa chinesa

A Eikto, maior exportadora de baterias de íons de lítio da China – detentora de 34% do mercado doméstico daquele país, está já em fase pré-operacional em Laguna, suprindo o mercado brasileiro com equipamentos importados de sua matriz. Os detalhes foram acertados entre a diretoria da empresa, o governador Jorginho Mello e secretários de governo, no mês de abril.

*Natural de Rio Negrinho, Juliano Froehner, tem a missão de tornar Santa Catarina ainda mais relevante e inserida no cenário mundial. Já tendo atuado com contratos e negócios dentro e fora do Brasil, o secretário da SAI é advogado especializado em Direito Internacional, tem mestrado em Direito pela Universidade Harvard (EUA) e mestrado em Direito Econômico Internacional pela Universidade de Warwick (Inglaterra). Além disso, Froehner trabalhou como consultor internacional no Centro para Desenvolvimento Internacional, da Faculdade de Governo John F. Kennedy, da Universidade Harvard, e foi expert pela BIO – Organização da Indústria de Biotecnologia para a Assembleia Geral da Organização Mundial da Saúde/ONU em Genebra, Suíça.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se