
A partir desta sexta-feira (12), a Equipe Nota 10 da Condá FM e a Sonora no Lance da rádio Sonora FM se unem. Elas passam a ser uma única equipe esportiva, mais encorpada e com os principais cronistas esportivos da região Oeste e de Santa Catarina. O time ganha alguns novos nomes e segue como Equipe Nota 10, no Grupo Condá de Comunicação. As transmissões de todos os jogos serão simultâneas nas ondas da 98.9 e 104.5. Com as narrações de Ivan Carlos e Claiton Vogel, a equipe transmitirá durante 2021 todas as emoções da volta da Chapecoense para a elite do futebol nacional, a participação na Copa do Brasil e o Campeonato Catarinense.
Após a fusão, a Equipe Nota 10 passa a ter dois grandes nomes da narração esportiva do Sul do Brasil. O irreverente Claiton Vogel e a voz que mais transmitiu jogos da Chapecoense, Ivan Carlos.
Com 1184 transmissões de jogos oficiais da Chape e narração em Copa do Mundo, Ivan Carlos é um dos mais tradicionais narradores de Chapecó e de toda Santa Catarina. O narrador participou de momentos marcantes do Verdão, como os amistosos pós-acidente aéreo de 2016, contra o Barcelona, pelo Troféu Joan Gamper, na Espanha, contra a Roma na Itália e a estreia da Copa Libertadores da América, em 2017, na Venezuela. Inclusive, a vitória do Verdão contra o Zulia, em Maracaibo, marcou o milésimo jogo oficial da Chapecoense narrado por Ivan Carlos.
“1184 transmissões em jogos oficiais da Chapecoense. Tivemos a grande oportunidade de cobrir a Copa do Mundo. A única emissora catarinense que esteve em uma Copa do Mundo com equipe própria, em todos os jogos. Tivemos a condição de acompanhar a Chapecoense em todos os jogos. Em Barcelona, em Roma, na Venezuela, na Argentina. Eu me lembro que em 2017 nós fizemos todos os jogos in loco. Isso nos dá a certeza que estamos no caminho certo, tratando o jornalismo esportivo com muita seriedade”, contou Ivan Carlos.
Além de dois grandes narradores, a Equipe Nota 10 conta com os comentários de Cleiton César, do ex-jogador da Chape Craque Índio e Beto Bendito. A cobertura do dia a dia do Verdão fica a cargo do repórter Anderson Rodrigo, que tem apoio nas reportagens de Edriane Teló e Ederson Vilas-Boas. O plantão com informações é comandado por Marlon Luiz. Kauê Silva é o encarregado da coordenação técnica e João Vitor cuida das redes sociais da Equipe Nota 10.
“Temos muita gente no suporte que nos dá confiança. A Equipe Nota 10 não são só as pessoas que estão no microfone, mas também é o suporte que nos é dado pelo Alex Passos, na Sonora FM e da Raquel Lang na Condá FM. Pessoas que confiam no nosso trabalho, que confiam na Equipe Nota 10 e é por isso que temos a certeza que tudo isso vai dar certo. Podemos dizer que uma fusão, que vem de berço, porque se trata de um grupo só, porém, uma união de forças dentro do próprio grupo. Dois gigantes se unem para se tornarem ainda mais fortes”, comentou Cleiton Cesar.
A importância da Equipe nota 10 na crônica esportiva chapecoense
Nascida em 1986, na rádio Chapecó, a Equipe Nota 10 foi a primeira equipe esportiva terceirizada do rádio chapecoense. Ivan Carlos conta que a Equipe no início contou com grandes nomes do jornalismo esportivo de Santa Catarina, como: Plínio Ritter, Sérgio Badá Badalotti, Mauri Busatto Edson Florão. A partir do momento que as transmissões cresciam, outros nomes de peso começaram a ser incorporados ao elenco da Equipe Nota 10, como: Cleiton César, Giovani Martinello e os lendários Rafael Henzel, Douglas Dornelles e Edson Picolé.
“Na verdade, todo o pessoal que compôs a crônica esportiva chapecoense fez parte da Equipe Nota 10. Poucos foram os cronistas esportivos que atuam ou atuaram em Chapecó que não começaram, ou fizeram parte da Equipe Nota 10”, lembrou Ivan Carlos.
A chegada da Equipe Nota 10 a Condá FM, na época ainda rádio Super Condá aconteceu entre os anos de 2000 e 2001. Ivan Carlos contou que Alfredo Lang, o presidente do Grupo Condá de Comunicação procurou os integrantes da Equipe para fazer uma parceria com a Super Condá.
“A Super Condá tinha um maior alcance, então nos deu mais possibilidades de formar uma grande rede de rádio na região. Nós nos sentimos em casa na Condá”, comentou Ivan Carlos.
Equipe Sonora no Lance
Idealizador da equipe esportiva Sonora no Lance, Claiton Vogel contou que começou a trabalhar em 1995, como sonoplasta da rádio Índio Condá. Na mesma época, ele assumiu a sonoplastia da equipe de esporte do narrador Teles da Silva. Vogel lembra que a oportunidade de criar uma equipe esportiva teve a influência de Rafael Henzel, que era seu amigo de infância.
“Eu entrei novamente no esporte na Equipe Clássico, do Rafael Henzel. Depois do acidente aéreo da Chape, em 2016 o Rafael me chamou novamente para integrar a equipe, porque ele havia perdido integrante e precisava reformular ela. Eu entrei para ajudar ele, atendi um pedido dele. Teve um determinado momento, que o Rafael precisou se ausentar das narrações, para fazer um procedimento no pé. Ele ficou uns 10 dias afastado e eu narrei uns três jogos no lugar dele. Isso chamou a atenção da rádio Sonora, que me convidou para montar uma equipe e ai surgiu a Sonora no Lance”, lembrou Claiton Vogel.
A ideia da fusão e as novas transmissões da Equipe Nota 10
O assunto da fusão entre as duas equipe surgiu em uma conversa descontraída entre Cleiton Cesar e Claiton Vogel. A ideia que começou em uma brincadeira cresceu e com o pensamento em trazer novidades aos ouvintes, a união entre Equipe Nota 10 e Sonora no Lance aconteceu.
“Eu vejo a fusão como muito gratificante e desafiadora para todos nós enquanto profissionais, mas também importantíssima para os anunciantes, para os patrocinadores. Veja só: em uma mesma transmissão, você estará anunciando o seu produto em duas emissoras de rádio FM, para não dizer as duas principais emissoras de rádio em FM de uma região toda. É uma fusão maravilhosa, vamos nos sentir ainda mais fortes, ainda mais responsáveis”, falou Cleiton César.
A programação esportiva da Condá FM continuará a mesma. Serão dois programas diários, o Resenha Nota 10, das 13h às 14h e o Prorrogação, das 18h às 19h. São programas de debate, onde os debatedores irão interagir cada vez mais com os ouvintes. Já as transmissões mudarão um pouco. Conforme Cleiton César elas serão mais dinâmicas, com certo tom de brincadeira em alguns instantes, mas sem esquecer da seriedade e responsabilidade de Equipe Nota 10.
Segundo Cleiton, a nova ideia de programas e transmissões é uma mistura de música, informação, descontração, seriedade, comentários certeiros e narrações vibrantes. Com a união de dois grandes narradores e duas grandes equipes esportivas, a Equipe Nota 10 está comprometida com o novo desafio.
“Então eu vejo que nossas transmissões serão muito legais, atrativas, devido a essa participação direta com o público, com a Equipe, que vai estar cada vez mais de portas abertas e acima de tudo, com o compromisso direto na informação, isso nós nunca vamos perder. O DNA da Equipe Nota 10 não será perdido em nenhum momento.”, finalizou Cleiton Cesar.