Informações AssercomTJSC
O tema do concurso de redação era “Promoção dos Direitos Humanos e Garantia ao Acesso à Justiça”. Ninguém melhor do que um juiz de Direito para falar sobre o assunto. O magistrado convidado foi o juiz da Vara Única da comarca de São José do Cedro, Rafael Resende Britto. A palestra foi ministrada aos socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) do município do Extremo-Oeste. Os espectadores prestaram tanta atenção nas informações repassadas que três deles ficaram entre os vencedores estaduais do IV Concurso de Redação da Defensoria Pública da União.
“É importante discutir os Direitos Humanos e o acesso à Justiça dentro de tais instituições, em especial para incutir o sentimento de pertencimento à sociedade nesses adolescentes que retornarão ao convívio público com brevidade. A premiação em questão é fruto do trabalho dedicado dos profissionais que atuam no Casep de São José do Cedro em busca da ressocialização dos adolescentes em cumprimento da medida de internação”, destacou o magistrado.
O concurso
A Defensoria Pública da União realiza o concurso de redação todos os anos com a intenção de despertar nos participantes de todo o país o interesse por temas relacionados à educação em direitos e cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos, nos ambientes educacionais da rede pública de ensino, das unidades profissionais e do sistema socioeducativo. A comissão julgadora, composta por 12 pessoas, elegeu os melhores textos de cada estado, em cada uma das cinco categorias, e os vencedores nacionais.
O prêmio
A categoria disputada foi a que inclui alunos de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental em cumprimento de medida socioeducativa. Todos os participantes recebem Certificado de Participação. Quem conseguiu 2º e 3º luagares recebem medalhas. E o primeiro colocado foi agraciado com um tablet.