Informações G1
Neia Bertoni de 76 anos não conseguia conversar com a mãe e o irmão do engenheiro Orion Sofia. Desde que a família mudou-se para a Itália, a idosa vive sozinha em São Paulo. Foi quando o sobrinho escreveu, ilustrou e encadernou um guia de instruções do celular para ela.
A família decidiu surpreender a idosa com um novo celular, porque ela usava um antigo preto e branco do modelo “tijolinho”. Foi daí que surgiu a ideia de criar o manual, contou Orion. ““No geral eu sou péssimo em dar presentes, por outro lado eu gosto de criar coisas. Então, decidi fazer como um presente que ajudaria”.
Ele considerou o que ela precisaria do celular e em poucas palavras destacou passos importantes de como falar com cada pessoa.
Neia recebeu os presentes pelos Correios. Ela não sabia mexer no WhatsApp até seguir as figuras do manual. Usar o teclado também era tarefa difícil, ela não encontrava as letras e digitava uma por uma.
“Agora eu estou bem mais rápida, mando mensagens para Itália e chega rapidinho, é prática né?” disse a tia-avó de 76 anos.
A aposentada contou animada que um atendente mostrou o guia do celular para todos da loja de telefonia e que as pessoas o elogiaram.
Algumas amigas também tiveram dificuldades com o telefone e pediram para “dar uma espiadinha”.